13/11/2015 00:00:00 Sexta-feira 13: um dia de sombras na ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

Na última sexta-feira 13, sombras adentraram a sede da ACIL, no centro de Londrina. Eram muitas; uma dúzia e meia, pelo menos. Ocuparam grande parte das cadeiras da principal sala de reuniões. Rodearam executivos, alguns empresários e até o prefeito Alexandre Kireeff. No início, estavam todos apreensivos, ansiosos. Não havia, porém, motivo para receios. Bastou o anfitrião tomar a palavra para a apreensão dar lugar a sorrisos e ao bom humor.

“Este é um momento de alegria”, decretou o presidente da ACIL, Valter Orsi, ao grupo de sombras que iniciavam, ali, um evento especial: o “Empresário Sombra”. Trata-se de uma ação anual com um roteiro bem definido: jovens empresários acompanham executivos mais experientes durante um dia inteiro, do café da manhã até a última atividade da tarde, testemunhando (ainda que silenciosos) atendimento a fornecedores, visita a clientes, reunião de negócios – tudo!

O objetivo deste projeto é promover o crescimento e o aprendizado dos jovens, despertar neles o interesse pelo mundo dos negócios e, no caso de estudantes, mostrar de que maneira os conceitos aprendidos em sala de aula são colocados em prática no dia-a-dia de empresários de diferentes ramos de atuação. É um projeto desenvolvido em todo o País. No caso de Londrina, os participantes são jovens abrigados no programa Aprendiz Legal, conduzido pelo Instituto CDI.

Após breves discursos, a coordenadora da ação, Ariana Quelho, anunciou os “sombras” que acompanhariam os empresários que se dispuseram a participar da ação desta sexta-feira 13 de novembro. Para “grudar” no presidente da ACIL, que dirige uma indústria de refrigeração, foi sorteado Ivan Junior do Nascimento. Quem “colou” no prefeito Kireeff foi Gabriel Ferraz.

“Hoje terei uma agenda bem pitoresca; quem me acompanhar vai curtir”, tinha avisado o prefeito. Ele lembrou que, inspirado no “Empresário Sombra”, criou o “Prefeito por um dia”, projeto que, periodicamente, dá oportunidade a jovens de Londrina de acompanhar a rotina do chefe do Executivo.

Do encontro que começou às 7h30 na ACIL participou também o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cambé (ACIC), Junior César dos Santos, que pretende levar a experiência para a sua cidade. “O que é bom vamos copiar”, disse ele.

Entre os vários núcleos que a ACIL abriga, está o Conselho do Jovem Empresário (Conjove). Na reunião deste 13 de novembro, o presidente da entidade, cujo mandato vai até junho de 2016, fez um anúncio importante: a partir da próxima gestão, o Conjove terá uma cadeira na diretoria da Associação Comercial e Industrial de Londrina.