04/03/2020 14:21:49 Dica Empresarial: Conheça os benefícios de possuir uma identidade virtual

Fonte: Assessoria ACIL

Imagina só não ter que depender mais de idas ao cartório para formalizar negócios ou obter reconhecimento legal. Imagina poder otimizar seu tempo, reduzir custos, uso do papel, e claro, dor de cabeça. É tudo o que precisamos e mais um pouco, não é mesmo?

Em rotinas cada vez mais agitadas, ter o auxílio de ferramentas que contribuam para o aproveitamento do nosso tempo e do nosso trabalho faz toda a diferença.

A Certificação Digital tem ganhado cada vez mais espaço entre pessoas físicas e jurídicas e não é difícil entender o porquê.

Ela funciona como uma identidade online. Através da criptografia de dados, esse documento garante autenticidade, confidencialidade e integridade às informações disponíveis, para identificar pessoas e empresas no mundo virtual.

Os dados possuem prazo de validade pré-determinado e são protegidos por duas chaves de criptografia, uma pública e outra privada, que são geradas aleatoriamente. Elas são únicas e só funcionam em conjunto com a outra. A chave privada é de posse do usuário e a pública é compartilhada com quem o usuário desejar.

Todos os processos feitos via Certificado Digital, como a assinatura e envio de documentos, transações bancárias, declarações e logins, têm validade jurídica, garantida pela legislação. De modo geral, todas as pessoas que realizam transações na internet e querem mais segurança e autenticidade, podem obter o documento. Ele se torna obrigatório para instituições inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido e aquelas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e).

Os principais tipos de Certificado Digital são:

Tipo A1: com validade máxima de um ano, é emitido no computador e fica armazenado no navegador de internet ou dispositivos móveis;

Tipo A3: apresenta validade máxima de três anos e é gerado em cartão inteligente ou Token;

Os Certificados Digitais só podem ser fornecidos por autoridades certificadoras, credenciadas na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP Brasil), como é o caso da ACIL!

Para mais informações sobre a emissão do documento, basta entrar em contato com um dos nossos consultores pelo telefone 3374-3000.