Dicas para um ano de superação

O ano de 2016 foi deveras desafiador para todos os setores produtivos e atingiu duramente tanto o setor de serviços quanto o comércio varejista com recuos nos indicadores nacionais de 5% e 6,2% respectivamente. Mas é interessante observar que, mesmo dentro de setores que apresentaram resultados consolidados negativos, foi possível perceber empresas que conseguiram sobrepujar estes tempos de crédito restrito, alta inflação e perda de renda dos consumidores, crescendo de forma significativa e independentemente do porte da firma.

Essas empresas conseguiram tais resultados porque perceberam que a crise abre uma janela de oportunidades sem igual para eles. Isso porque um consumidor com perda de renda não quer deixar de consumir os produtos de que gosta e/ou precisa, mas buscará adquiri-los de marcas menos consagradas, ou em menor quantidade, ou ainda substituindo um consumo por outro.

É neste momento que as oportunidades aparecem e para aproveitá-las é preciso que o comerciante ou o prestador de serviços esteja atento a seu mercado e a sua produtividade, ou seja, ter um olhar para fora e um olhar para dentro de sua empresa.

O olhar para fora significa:

a) manter uma atenção especial a sua base de clientes identificando alterações que possam ser realizadas na forma de sua oferta para atender melhor às expectativas deste cliente, mais afeito a compras com cuidado redobrado. Tal comportamento poderá incrementar suas vendas e garantir a lealdade de seu cliente;

b) simultaneamente a isso, prospectar o mercado para compensar a perda de clientes que, invariavelmente ocorre; e

c) não se descuidar da qualidade do atendimento tanto na venda quanto no pós-venda.

O olhar para dentro significa:

a) atenção especial na formação de seus custos. Uma máxima a ser seguida é ‘unha e custos temos que cortar a cada semana’. Use a tecnologia a seu favor, seja para controle de gastos, vendas on-line ou reuniões virtuais;

b) abandone a oferta de produtos e serviços que não dão lucro, a não ser que sejam os responsáveis pela atração de outros produtos associados a eles, capazes de reverter o prejuízo;

c) não corte custos de manutenção. Isto é um tiro no pé.

Essas são algumas dicas seguidas pelas empresas que estão aproveitando o momento econômico de instabilidade para forjarem uma estrutura forte e vencedora. Então, mãos à obra.

Prof. Marcos Rambalducci

Economista, doutor e pós-doutor em Administração de Empresas

Compartilhar Dicas para um ano de superação no Facebook Compartilhar Dicas para um ano de superação no Twitter Compartilhar Dicas para um ano de superação no Linkedin