04/05/2016 00:00:00 Atenção, lojista: confira dicas para vender mais neste Dia das Mães!

Fonte: Assessoria ACIL

Datas comemorativas são momentos de intenso fluxo no comércio. O Dia das Mães é promessa de forte movimento de consumidores e motivo de comemoração para os lojistas. A recessão econômica que o Brasil enfrenta, no entanto, exige, por parte dos empresários, estratégias de conquista e fidelização de clientes – nesta conjuntura, a economia é prioridade do freguês. É preciso planejar.

Regina Nakayama, consultora da ACIL, compartilha dicas que empresários e vendedores devem seguir para alavancar as vendas neste Dia das Mães. Confira:

Abasteça seu estoque!

O investimento de cada loja deve ser analisado, planejando e calculado levando em consideração a gestão financeira da empresa. Nas datas comemorativas, em particular, é importante direcionar o investimento ao estoque de produtos – isso é feito a partir da análise de períodos anteriores, da meta projetada para as vendas, da decoração que a loja vai receber, dos brindes que deseja entregar aos clientes etc.

Trace um plano junto à equipe de vendedores

O primeiro desafio de uma empresa é o envolvimento total do grupo de trabalho em ações que promovam vendas; o segundo é promover campanhas de datas comemorativas com toda a equipe de vendedores – eles são os primeiros que devem aderir às promoções. O vendedor atual deve ser muito dinâmico, conhecer profundamente o serviço ou produto que vende e as políticas comerciais da empresa, além de ter argumentos convincentes – inclusive para contornar objeções – e relacionar-se com o cliente.

Não se esqueça dos clientes antigos!

Todos os clientes atendidos por uma empresa são importantes. É desafiador realizar o cadastro de todos os clientes e, a partir destas informações, fomentar ações de relacionamento. A resistência ao cadastro surge justamente porque é muito difícil que o compartilhamento de informações com a loja gere retorno. A empresa que se conscientizar da importância do contato com o cliente, portanto, e divulgar promoções, celebração de aniversário e outras ações, construirá e fortalecerá o laço de confiança – e ele precisa ser criado.

Preste atenção nos cinco sentidos

As experiências de um consumidor em um estabelecimento, sejam positivas ou negativas, estão ligadas diretamente a um (ou mais) dos cinco sentidos. No Dia das Mães, aguce-os:

Tato: brinde como creme para as mãos, além de tapetes bem posicionados no provador, podem surpreender positivamente o cliente.

Audição: aposte em um som ambiente que atenda o perfil dos clientes da loja.

Olfato: utilize-se de aromas de ambientes que podem tornar a loja mais agradável.

Paladar: ofereça uma bebida ou aperitivo para degustação.

Visão: assegure que a decoração da loja faça alusão ao Dia das Mães. Certifique-se de que a arrumação e a iluminação do ambiente estejam de acordo com esta decoração.

Proporcione uma venda de valor

A venda de valor está ligada ao subjetivo, ao irracional, ao emocional e ao impacto que o produto ou serviço gera no cliente ao adquiri-lo. Cabe ao vendedor ter argumentos para traduzir o que é qualidade e o que simplesmente é caro, além de informar os benefícios do produto. A venda de valor refere-se ao valor emocional do produto, e não ao numérico.

Seja criativo!

É preciso abusar da criatividade em datas comemorativas. Aproveite materiais de apoio de outras campanhas para decorar sua loja. Analise a concorrência, a composição de vitrines de outros segmentos e inspire-se. Inove, faça algo diferente, tenha coragem para experimentar coisas novas. Quebre paradigmas. O empresário precisa ter consciência de que o mercado e o cliente buscam novidades em todos os aspectos – não somente em produtos ou serviços, mas em atitudes que os surpreendam.

O segredo é o dinamismo

O segredo para manter-se no comércio de forma estruturada é ter dinamismo nas ações. Destacar-se da concorrência significa realizar ações que outras empresas não fazem – ou, se fazem, não agradam os clientes. Cuide do atendimento ao telefone, responda com agilidade os e-mails e mensagens recebidas, atualize as informações e imagens do site ou redes sociais da empresa, cuide e valorize a vitrine. Mantenha o grupo de vendedores informado sobre qualquer novidade ou alteração.

O momento é agora: faça acontecer, seja inédito, surpreenda o cliente e, especialmente neste Dia das Mães, venda mais!