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É empreendedora e quer buscar investimento? Siga essas três dicas

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Você tem um negócio com potencial de crescimento, bons resultados para apresentar, conhecimentos de gestão e muita determinação para superar obstáculos. O que poderia dar errado na hora de falar com potenciais investidores?

Na verdade, quase tudo. Na visão de Denise Damiani, especialista em finanças e executiva na área de business e tecnologia, empreendedoras precisam aprimorar seu lado "marqueteiro" para ter sucesso na hora de buscar investimento. Elas também devem montar e gerenciar o time de maneira mais profissional – uma equipe que não funciona bem pode comprometer a reputação do negócio.

Denise, que desenvolve projetos e programas para diminuir o abismo de gêneros no ambiente corporativo, acredita que não falta dinheiro na praça para investimentos. "O que faltam são empresas realmente boas e que saibam se apresentar como um negócio promissor", diz a executiva. Confira a seguir três dicas para fazer sucesso no pitch.
 

1. Pratique uma comunicação eficiente
Planejar a forma como apresentará o negócio é essencial. Afinal, não adianta haver potencial de crescimento se quem está ali ouvindo não captar esse fator. Nessa hora, a insegurança costuma pesar contra as mulheres, segundo a especialista.

"Muitas mulheres começam uma apresentação se desculpando, olhando para baixo e falando sobre o que não sabem, em vez de destacar o que sabem. Isso tudo precisa ser reformulado", diz Denise. Seja em um pitch formal ou em uma conversa de networking, adotar uma postura confiante sobre os pontos fortes do negócio faz toda a diferença. "E isso é algo que pode ser treinado."
 

2. Procure o investidor certo
As empreendedoras devem ser ousadas e buscar investidores com maior potencial para agregar valor à ideia. "Muitas recorrem a empréstimos, mas o banco não está interessado em saber se o seu negócio é legal ou não", diz a executiva. Aqui, há dois caminhos. Para empresas mais incipientes, a saída ainda é recorrer a amigos e família. "Já em fases mais avançadas, recomendo a busca por aceleradoras e grupos de investidores com interesse especial pela área do negócio."
 

3. Seja profissional com a equipe
Algumas donas de negócios tratam os funcionários de uma maneira muito informal ou emocional. Segundo Denise, esse é outro ponto que pode afastar investidores. "Eles não olham só para a ideia, olham para o time. As mulheres em geral tratam a equipe de maneira maternal. Têm dificuldade para mandar alguém embora, por exemplo, por ser amigo ou precisar do emprego", afirma Denise. Segundo ela, esse tipo de postura gera equipes desequilibradas, o que tem impacto direto em como o negócio é visto.


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