Notícias

|

Economia brasileira retrocede ao nível de 2007, aponta IBGE

Fonte: Folha Online





A retração do PIB (Produto Interno Bruto) nos dois últimos trimestres fez a economia brasileira retornar ao nível observado no segundo trimestre de 2007, disse nesta terça-feira a gerente de Contas Nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rebeca Palis.

Para ela, o resultado do PIB no primeiro trimestre foi ainda pior do que o observado nos três meses imediatamente anteriores. "Se olhar a taxa trimestral do PIB contra o mesmo trimestre do ano anterior, realmente nota-se uma queda que não ocorria há muito tempo, desde o quarto trimestre de 2001. E se olharmos o nível de produção, retrocedemos ao mesmo nível do segundo trimestre de 2007", afirmou.

A economia brasileira teve retração de 1,8% no primeiro trimestre de 2009 ante igual período do ano passado, e de 0,8% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. No quarto trimestre, o PIB havia caído 3,6% frente ao terceiro trimestre de 2008.

As duas quedas consecutivas indicam um quadro de recessão técnica, a primeira desde 2003. O coordenador de Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto, evitou classificar que o país está em recessão, alegando que não há uma definição estatística oficial para que se faça tal definição.

"Recessão é um conceito teórico que envolve a redução da atividade econômica com va”rios fatores como a renda, emprego, comércio e o próprio PIB. A gente acha que todas essas variáveis têm que ser analisadas num período de tempo mais longo. Mas vários economistas usam no mundo todo, embora não seja um conceito firmado", observou.

A queda do PIB brasileiro no primeiro trimestre ficou abaixo do esperado por analistas. Mas comparado a outros países em desenvolvimento que já divulgaram o desempenho de suas economias no primeiro trimestre, o Brasil ficou atrás. O PIB chinês cresceu 6,1% na comparação com o primeiro trimestre de 2008. Já a economia indiana teve incremento de 5,8% na mesma base de comparação.

Ainda nesta relação, o PIB brasileiro caiu menos do que os de economias desenvolvidas, como Japão (-9,1%), estados Unidos (-2,5%) e Reino Unido (-2,4%).

Resultados ruins

O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma das riquezas produzidas por um país –é formado pela indústria, agropecuária e serviços. O PIB também pode ser analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações.

Ao todo, a economia movimentou R$ 684,6 bilhões de janeiro a março. A taxa acumulada dos últimos 12 meses (encerrados em março) indica alta de 3,1% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores –todos os setores têm resultados positivos nesta base de comparação.

O investimento, medido pela chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), caiu 14% no primeiro trimestre, se comparado a igual período no ano anterior. Na comparação com o quarto trimestre, houve retração de 12,6%. Nas duas bases de comparação, trata-se da maior queda desde o início do cálculo da série pelo IBGE, em 1996.

O setor industrial despencou 9,3% em relação ao primeiro trimestre de 2008, a maior queda da série histórica. Na comparação com o quarto trimestre, a indústria teve alta de 3,1%, e nos últimos 12 meses, acumula expansão de 0,4%.

Já o setor de serviços registrou incremento de 1,7% frente ao primeiro trimestre de 2008. Em relação ao quarto trimestre, o segmento cresceu 0,8%, e nos últimos 12 meses, tem alta de 3,9%.

O setor agropecuário, por sua vez, caiu 1,6% na comparação com o período de janeiro a março do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2008, a agropecuária teve retração de 0,5%, e nos últimos 12 meses, acumula incremento de 4,3%.

O consumo das famílias teve aumento de 1,3% no primeiro trimestre. Em relação ao quarto trimestre, constatou-se crescimento de 0,7%, e nos últimos 12 meses, acumula incremento de 4,1%.

O consumo do governo registrou alta de 2,7% no primeiro trimestre. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o consumo do governo cresceu 0,6%, e nos últimos 12 meses, acumula expansão de 4,7%.

Pelo lado do setor externo, tanto as exportações de bens e serviços (-16,0%) como as importações de bens e serviços (-16,8%) apresentaram quedas em relação ao último trimestre de 2008.

 

 

Cirilo Junior, para Folha Online

 

 

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Economia brasileira retrocede ao nível de 2007, aponta IBGE no Facebook Compartilhar Economia brasileira retrocede ao nível de 2007, aponta IBGE no Twitter Compartilhar Economia brasileira retrocede ao nível de 2007, aponta IBGE no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *