Notícias

|

Editais chamam startups para inovação

Fonte: Folha de Londrina

A Embrapa Soja e a Prefeitura de Londrina estão chamando startups por meio de editais para colaborar com o ecossistema de inovação da região. A prefeitura republicou no dia 21 de dezembro o edital de chamamento público para apresentação de soluções inovadoras. A solenidade de lançamento será na sexta-feira (11), as 9h30 no gabinete do prefeito Marcelo Belinati. Por meio do edital, a prefeitura abre a administração pública para testes de soluções inovadoras desenvolvidas por empresas londrinenses, sem repasse financeiro, explica Renata Passi, diretora de Ciência e Tecnologia da Codel. O edital será realizado por meio do Instituto e, segundo Passi, tem a finalidade de desenvolver as empresas londrinenses, criar um ambiente favorável à inovação em Londrina e testar soluções para problemas enfrentados pela administração pública. 

Por mais que as soluções sejam levadas à prefeitura somente com caráter de teste, por um ano prorrogável por mais um, na visão da diretora da Codel, existe um grande interesse e procura de empresas por testes na prefeitura com o objetivo de validar o seu produto ou solução. No entanto, havia uma dificuldade muito grande das empresas de buscarem a secretaria para fazer uma proposta. Com o edital, a Codel se torna a intermediadora do município para esse tipo de processo. O edital é válido por período indeterminado, e os proponentes podem protocolar seus projetos a qualquer momento na Codel, seguindo as orientações do edital. "Nossa intenção é que [o edital] seja uma política pública permanente porque contribui para o ecossistema de inovação que está se desenvolvendo em Londrina", afirma Passi. 

OPEN INNOVATION 

O Open Innovation, da Embrapa, dá a oportunidade para que startups que trabalham com tecnologias o setor produtivo de soja firmem um contrato de parceria com a instituição para o desenvolvimento das soluções. Com a parceria, as startups ganham tutoria com pesquisadores, introdução a investidores, parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras, participação em eventos, treinamentos, etc. Além disso, as startups posicionadas até o 10º lugar permanecerão no banco de parceiros da Embrapa para eventuais parcerias pelo período de dois anos. 

"A Embrapa é uma empresa que sempre trabalhou com o conceito de inovação", diz Adilson de Oliveira Junior, pesquisador da Embrapa. Conforme ele, essas parcerias já aconteciam antes, mas agora a instituição abre as portas para que startups possam validar seus modelos de negócios junto à Embrapa, ao mesmo estimulando o ambiente de inovação que está tomando conta da cidade, ressalta Oliveira Junior. "Abrimos o edital com o intuito de oferecer nosso know-how, mentoria, para que a startup chegue ao mercado com uma ferramenta tecnológica que realmente agregue produtividade e rentabilidade ao produtor de soja."


Compartilhe com o universo

Compartilhar Editais chamam startups para inovação no Facebook Compartilhar Editais chamam startups para inovação no Twitter Compartilhar Editais chamam startups para inovação no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *