Empreendedor Individual tem lançamento no Paraná

Fonte: Gazeta do Povo

Cerca de 400 pessoas lotaram o Sebrae/PR no lançamento do Empreendedor Individual, na noite de segunda-feira (29), em Curitiba. Lideranças de entidades empresariais, contábeis e públicas apresentaram a nova regra que ajudará reduzir a informalidade no Paraná e no Brasil. O Empreendedor Individual é uma figura jurídica que facilitará, a partir desta quarta-feira (1º), a formalização de empreendedores como manicures, costureiras, carpinteiros, cabeleireiros, sapateiros, artesãos, entre outras profissões.

O evento, organizado pelo Sebrae/PR, foi uma iniciativa da Instituição, Receita Federal, Banco do Brasil, Previdência Social, Associação Comercial do Paraná (ACP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sistema Fiep, Sistema Fecomércio/PR, Junta Comercial do Paraná, Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba, Sescap, Faciap, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sincotiba).

"Vivemos hoje um momento histórico, em que 11 milhões de pequenos negócios informais em todo o País poderão se formalizar. Uma oportunidade concreta para conquistar a cidadania empresarial, ter acesso ao crédito, à previdência. Ninguém é informal por que quer, mas sim por que não teve oportunidade de se legalizar antes", disse o superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa. Segundo ele, o Sebrae tem como desafio fazer os futuros empreendedores individuais a pensarem e agirem como empresários.

"O Sebrae/PR pode ajudar antes e depois da formalização do negócio", assinalou. O superintendente citou as soluções oferecidas pela entidade para quem quer abrir um pequeno negócio e para quem já é empresário de micro e pequena empresa. "O Sebrae/PR disponibiliza informações técnicas, palestras, cursos, programas, soluções em mercado, finanças, processo produtivo." "Queremos que os informais adquiram cidadania empresarial, o que vai gerar mais riqueza e progresso." O superintendente do Sebrae/PR destacou a união de esforços das entidades responsáveis pela viabilização do Empreendedor Individual. As informações são da Agência Estado.