Notícias

|

Empresários formam grupos para investir em negócios inovadores

Fonte: Folha de Londrina

Um grupo de empresários de Londrina está se reunindo para formar uma empresa de investidores anjo. O objetivo é investir em projetos inovadores que estejam sendo desenvolvidos na região. O grupo, chamado de Smart Value, é formado, por enquanto, por dez empresários de diversas áreas de negócios. A ideia é reunir até 15 empresários que deverão investir, juntos, R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões pelos próximos dois anos em startups com projetos inovadores. 

A seleção será feita em parceria com o ecossistema de inovação de Londrina, começando pela aceleradora Hotmilk, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que deve ser inaugurada em Londrina até o final do primeiro semestre. Logo na inauguração, a aceleradora deverá lançar o edital de seleção de projetos e a Smart Value se colocará à disposição para investir nos negócios que apresentem potencial. A preferência será dada a startups regionais. O primeiro edital deverá ser aberto a projetos de todas as áreas, mas a ideia é que os editais seguintes sejam "temáticos", voltados a áreas como o agronegócio. "Agro é a principal área em que temos interesse, até pela característica da região. Somos uma região agropecuária muito forte. Mas estamos abertos a áreas de saúde educação, logística, fintechs", declara Moacir Vieira dos Santos, do Grupo Value, sócio administrador do grupo. 

A Smart Value fará parte da comissão avaliadora e da equipe de mentores dos projetos para aceleração na Hotmilk. Se selecionado, o projeto passa por uma etapa de pré-aceleração, que dura de quatro a cinco semanas, e então é avaliada novamente. Se aprovado, vai para a fase de aceleração propriamente dita, que dura cerca de três meses. No final, caso apresente potencial de mercado, o negócio pode vir a receber o aporte de capital do grupo de investidores anjo. Vieira lembra que o grupo atuará em conjunto com todo o ecossistema da região, não se limitando à aceleradora da PUC-PR. "Queremos transitar e ter parceria com todo o ecossistema local, UEL, PUC, UTFPR… Onde houver bons projetos, temos interesse em investir." 

O capital anjo é voltado ao "primeiro round" de investimentos a fim de viabilizar o lançamento de um produto ou serviço de uma startup a partir de um produto viável mínimo (Minimum Viable Product – MVP). A taxa interna de retorno (TIR) mínima esperada pelo grupo de investidores dos negócios inovadores é de 33%, valor que eles consideram baixo no mercado de startups, uma vez que se trata de um investimento de alto risco. Em compensação, a cota de investimento para cada investidor do grupo é baixa, o que diminui o prejuízo no caso de a startup não ter sucesso. "Está muito claro que esse é um negócio de alto risco, por isso não queremos expor muito o dinheiro do investidor. O valor da nossa cota é baixo, mas que se somado de 10, 12 pessoas, se torna um volume considerável", explica Vieira. 

Aceleradora sai neste semestre 
A Hotmilk, aceleradora da PUC-PR, está em fase final de adequação estrutural e a previsão é que, entre o final de abril e o início de maio, já esteja pronta para receber as startups, afirma Cristiano Teodoro Russo, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (NET) da PUC-PR e coordenador da Hotmilk em Londrina. A estrutura da aceleradora ficará localizada em duas salas alugadas localizadas em um prédio em frente ao campus da instituição na cidade, com 200 m² a 290 m². 

No processo de aceleração, as startups mais maduras, que já possuem um produto mínimo viável, um protótipo, têm a oportunidade de receber o impulso para ganhar escala com mentorias específicas para o seu plano de negócio e abertura de canal de investimentos. 

A seleção para a Hotmilk será aberta para toda a comunidade de startups do País e passará por fases de inscrição on-line, envio de vídeo e de projeto escrito e de avaliação por banca composta por mentores, dentre os quais estão os investidores da Smart Value. Serão selecionadas de três a cinco startups, afirma Russo. "Avaliamos que era importante estarmos inseridos no ecossistema de inovação em Londrina, que é rico e forte", declarou o coordenador da Hotmilk em Londrina.

Conforme ele, o modelo de aceleradora que será instalado em Londrina é inédito. "O modelo de Londrina será inovador porque o projeto já vai contar com mentorias de quem faz parte do grupo de investidores. Isso não é algo comum de acontecer." (M.F.C.) 

Pioneirismo marca projeto 
De acordo com Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae Londrina, com o grupo, a regional Norte passa a ser a primeira das seis regionais do Sebrae Paraná a ter um grupo que quer investir em negócios inovadores na dinâmica de "smart money". "Esse é um grande ganho para nós, que passamos a ter um grupo disposto a investir em empresas de base tecnológica e podemos avançar nos projetos de forma consistente." 

Por "smart money", entende-se um investimento que não se resume apenas ao aporte financeiro, mas que também envolve a contribuição dos investidores para o projeto, seja com conhecimento técnico, seja com know-how de negócios. "Um dos cuidados que nós tivemos foi convidar para o projeto não apenas pessoas que têm dinheiro, capital. Quisemos pessoas que têm o que a gente chama de ‘smart money’, que de alguma forma possa contribuir para o projeto ou com conhecimento técnico, ou com networking", explica Vieira. "Para nós, como investidores, o interesse é que o projeto prospere, a ideia se transforme em um negócio, e o negócio se torne um grande negócio", ele continua. 

O sócio administrador conta que a ideia do grupo nasceu da oportunidade oferecida pela região, rica nas áreas de inovação e de startups. "Vimos uma oportunidade na nossa região de investir não só em mercados tradicionais. Londrina é uma região muito próspera, muito rica na área de inovação, de startups. Mas nós percebemos que havia uma carência muito grande relacionada a investidores." Para Bianchi, o capital inovador é hoje um dos principais gargalos no ecossistema de inovação da região. 

Chrystian Teodoro Scanferla, da Arandu Sistemas, é um dos empresários da Smart Value. Para ele, a empresa traz uma forma de investimento em grupo mais sistematizada e mais heterogênea, com parcerias que podem contribuir para diminuir o risco e aumentar as chances de os negócios terem sucesso. "É uma outra forma de investimento e uma maneira de colocar a cabeça fora d´água, de sair um pouco de dentro de nosso próprio negócio e até trazer outros negócios para agregar valor ao nosso." 

Vera Lúcia Ramos Antunes, sócia-proprietária da empresa de limpeza Centrallimp, também resolveu fazer parte do grupo de investidores para oferecer o seu conhecimento como empreendedora. "Sempre tive tendência a descobertas, estou sempre buscando novidades. Claro que a gente vislumbra prosperidade e sucesso, possibilidade de ganhos no futuro. Mas sabemos que isso é um passo a passo, que a gente vai chegar lá." 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Empresários formam grupos para investir em negócios inovadores no Facebook Compartilhar Empresários formam grupos para investir em negócios inovadores no Twitter Compartilhar Empresários formam grupos para investir em negócios inovadores no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *