01/04/2020 17:46:58 Entidades acionam prefeitura e governo para viabilizar testes para Covid-19

Fonte: Assessoria ACIL

Entidades representativas da cidade de Londrina, entre elas a ACIL, enviaram, nesta quarta-feira (1) dois ofícios, um para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e outro para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, com a finalidade de pedir a viabilização dos recursos necessários para a realização de testes do novo coronavírus. Ao Município foram requeridos 4 mil kits de extração do RNA viral e de análise para COVID-19, e ao governador, foram solicitados 10 mil kits. 

O pedido é decorrente da autorização do Governo do Estado para que as instituições de ensino superior públicas possam realizar os exames da COVID-19. 

O documento destinado ao governo do Estado também foi encaminhado aos deputados estaduais Cobra Repórter, Tercílio Turini e Tiago Amaral, para potencializar o pedido das entidades.

As entidades se uniram com o objetivo de colaborar para a solução da crise resultante do COVID-19 e buscar um melhor tratamento à população da região no combate à doença.

A disponibilização da UEL para fazer os testes – cerca de 200 por dia, em apenas um laboratório, como já foi mencionado pela universidade -, tornará mais ágeis os diagnósticos dos pacientes e, consequentemente, provocará a minimização de riscos e preservação de vidas. 

As entidades envolvidas são: ACIL, SINDUSCON, SECONCI, CEAL, SECOVI, SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ, SINCOVAL, SESCAP, SINQUIFAR, SIVEPAR, ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE LONDRINA, SINDIMETAL NORTE E ABRASEL NORTE DO PARANÁ.