Envelopes com propostas para duplicação da PR-445 serão abertos dia 17

Fonte: Rádio Paiquerê

A Coordenação de Licitações do Departamentos de Estradas de Rodagem (DER) divulgou a data para abertura das propostas de preço das empresas interessadas na elaboração do projeto executivo de engenharia para duplicação e restauração da PR-445 de Irerê a Mauá da Serra, com extensão de 50 km. Será na sexta-feira (17), às 10h, na sede do órgão. O projeto de engenharia está estimado em R$ 5,6 milhões.

As quatro empresas que apresentaram as propostas técnicas receberam notas da Comissão de Licitações sobre experiência prévia da empresa, qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto e plano de trabalho. De acordo com a Comissão, as notas foram enviadas às empresas e serão divulgadas após a abertura dos envelopes com a proposta de preço.

As empresas e consórcios são duas brasileiras (Engefoto e Consórcio Prodec Unidec) e duas portuguesas (Consórcio Viaponte Concresolo e Consórcio Cobba Engevix). O financiamento é pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e segue as regras da instituição.

O projeto será dividido em dois subtrechos e deverá ser executado por uma única empresa. O subtrecho um vai da entrada da BR-376 de acesso a Mauá da Serra à entrada de acesso à Lerroville, com extensão de 26,8 quilômetros. O subtrecho dois começa após o acesso à Lerroville ao início da duplicação (km 50) e extensão de 22,9 km.

O projeto de engenharia deverá conter estudos de tráfego, estudos geológicos, estudos de segurança de trânsito, estudos hidrológicos e hidráulicos, estudos topográficos, estudos geotécnicos, estudo de estabilidade de taludes, estudo de interferências, avaliação funcional e estrutural do pavimento, projeto geométrico, projeto de interseções, retornos e acessos, projeto de terraplenagem e projeto de drenagem.

São obrigatários também o projeto de obras de arte especiais, projeto de restauração do pavimento existente e implantação de novos pavimentos, projeto de fundações de aterros, sinalização, paisagismo, complementares, estabilização de taludes, plano de controle ambiental, inventário florestal, projeto de desapropriação e cadastro socioeconômico, plano de execução da obra e orçamento.