Notícias

|

Escândalo coloca indústria brasileira de carne em xeque

Fonte: Folha de Londrina

As revelações sobre a corrupção nos certificados de carne vão afetar as negociações entre o Brasil e a União Europeia para o estabelecimento de um acordo de livre comércio até o final do ano e ameaçam até mesmo as exportações atuais. Nesta sexta-feira, 17, a Confederação Europeia de Produtores Agrícolas indicou ao jornal "O Estado de S. Paulo" que está estudando os acontecimentos no Brasil e poderá pedir que a diplomacia europeia restrinja qualquer nova abertura comercial ao Brasil nesse setor. 

Uma reunião entre o Mercosul e a UE está marcada para ocorrer no final deste mês, com o debate sobre as ofertas de liberalização entre as duas partes e principalmente a situação sanitária. No ano passado, os blocos apresentaram o que poderiam abrir em termos comerciais, com o Mercosul sendo pressionado a liberalizar o setor industrial, enquanto a Europa é solicitada a reduzir tarifas para as exportações agrícolas dos países sul-americanos. 
Um dos centros do pedido do Mercosul, porém, é uma ampliação de cotas para a exportação de carnes, o que não estava na primeira oferta. Bruxelas havia indicado que estava disposta a incluir, com a condição de que os brasileiros oferecessem maior abertura em setores estratégicos, como automotivo. 

Na semana passada, a entidade de produtores já havia enviado uma carta confidencial à Comissão Europeia colocando duas exigências. A primeira era de que houvesse uma garantia que apenas um gado registrado e com monitoramento fosse autorizado a entrar em um acordo de exportação de carnes nacionais para o mercado europeu. Já no comunicado, os europeus insistiam que não tinham confiança no sistema de controle sanitário do bloco sul-americano. 

EUA podem processar frigorífico 
A operação da Polícia Federal em empresas do setor alimentício foi o principal fato gerador da queda de 2,39% do Índice Bovespa, que terminou nesta sexta-feira, 17, em 64.209,39 pontos. A Operação Carne Fraca atingiu diretamente as ações da JBS e da BRF e teve efeitos secundários nos papéis do setor financeiro. 

Como resultado do principal fato do dia, as ações ordinárias do frigorífico JBS terminaram o dia em queda de 10,59%, liderando as perdas do Ibovespa. Em seguida vieram os papéis da BRF, com recuo de 7,25%. Outras ações do setor de carnes também foram afetadas. Marfrig ON teve baixa de 2,10% e Minerva ON perdeu 2,04%. 

Ação coletiva 
Nos Estados Unidos, o escritório de advocacia The Rosen Law Firm disse que está preparando uma ação coletiva em nome dos acionistas da JBS para recuperar perdas sofridas pelos investidores da companhia. O escritório disse que está investigando alegações de que a processadora de carnes pode ter divulgado informações enganosas para seus investidores. 

Consumidores foram pegos de surpresa 
Surpreendidos pelas notícias de adulteração de carne por grandes grupos do setor, consumidores se mostraram assustados, mas dizem que fica difícil fugir do consumo. "Eu já sabia que a carne era adulterada, mas não sabia que era de marcas famosas", comentou o educador físico Rodrigo Pires. "Agora assustou um pouco mais. É difícil, mas tem que confiar, ir às cegas, tentar buscar lugar de procedência, pegar pedaços pequenos e analisar." O representante comercial Rodrigo Vicente afirma que a notícia preocupa toda a família. "A gente fica bastante assustado porque não sabe a procedência. Fiquei pensando mais na carne moída." 

A dona de casa Lucinda Galan conta que, ao saber da adulteração, sentiu medo. "A gente fica com receio, mas temos que confiar no fornecedor. Compro muito em açougue, que é mais garantido, apesar de ser um pouco mais caro." Comprar sempre do mesmo estabelecimento é a tentativa da funcionária pública aposentada Silmara Batista dos Santos de evitar problemas com a carne. "Quando a gente ouve fica apavorada. Mas sempre compro do mesmo lugar e nunca tive problemas. Tem que comprar de um lugar confiável." 

Outros consumidores dizem ainda não acreditar na notícia. "Ainda não caiu a ficha", disse o corretor de imóveis Francisco Aparecido Alício. Incrédulo, ele afirma que vai aguardar os desdobramentos da operação para opinar sobre o assunto. 

PREOCUPAÇÃO 
Em um açougue da cidade, o proprietário, Dirceu José do Nascimento, conta que a carne adulterada foi o principal assunto do dia, e que os consumidores já ligam para o estabelecimento preocupados em saber a procedência da carne. "Foi o que mais ouvi ao telefone. Hoje já tive consumidores perguntando se minha carne é embalada à vácuo. Se fosse, minha casa de carnes estaria queimada."


Compartilhe com o universo

Compartilhar Escândalo coloca indústria brasileira de carne em xeque no Facebook Compartilhar Escândalo coloca indústria brasileira de carne em xeque no Twitter Compartilhar Escândalo coloca indústria brasileira de carne em xeque no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *