Notícias

|

EUA iniciam revisão do Sistema Geral de Preferências 2009

 

O governo norte-americano iniciou, no dia 28 de maio, a revisão anual do Sistema Geral de Preferências (SGP) de 2009. De acordo com o edital publicado no Federal Register, as empresas interessadas em solicitar a inclusão de produtos no regime ou waivers dos limites de competitividade poderão enviar petição para o escritório da Representante do Comércio dos Estados Unidos (United States Trade Representative – USTR), por meio do endereço eletrônico www.regulations.gov. Para solicitações brasileiras, o docket number é USTR-2009-0015.

 

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) publicou hoje (2/6), no Diário Oficial da União (DOU), a Circular nº 28, na qual explica os procedimentos que os exportadores brasileiros devem seguir para não perder o benefício do SGP norte-americano. De acordo com o documento, para solicitar a inclusão de novos produtos no sistema, o exportador brasileiro deve enviar petição até às 17h (horário de Washington) do dia 24 de junho. As solicitações de waivers dos limites de competitividade e pedidos de modificação na lista de produtos não produzidos nos EUA devem ser enviadas a partir do dia 25 deste mês até às 17h do dia 17 de novembro.

 

As petições devem seguir à risca às orientações do edital norte-americano, disponíveis no U.S. Generalized System of Preferences Guidebook (March 2008 – GSP Guidebook). Os exportadores, por medida de segurança e para informar o governo brasileiro, devem encaminhar uma cópia de seus requerimentos ao Departamento de Negociações Internacionais do MDIC, pelo fax (61) 2109.7385 ou e-mail deint@mdic.gov.br, informando a data em que foi enviada a documentação às autoridades norte-americanas

 

Para mais informações, o exportador brasileiro pode entrar em contato com o governo brasileiro por meio do e-mail: deint@mdic.gov.br e com o governo norte-americano pelo endereço: tameka_cooper@ustr.eop.gov, com a Sra. Tameka Cooper.

 

Limite de Competitividade

 

O SGP norte-americano prevê limites máximos de importação dos produtos eleitos para o sistema. Ao exceder esses limites, os países que exportam para aquele mercado utilizando os benefícios tarifários do SGP poderão perder o direito de embarcar esses produtos, caso o waiver do limite de competitividade não seja concedido.

 

Os limites de competitividade são os seguintes: 50% do valor total das importações norte-americanas de determinado produto ou embarques superiores a US$ 140 milhões em 2009, sendo que esse valor é acrescido de US$ 5 milhões a cada ano subseqüente. Produtos não produzidos nos EUA em 1995 estão dispensados do cumprimento dos limites de competitividade percentual.

 

SGP

 

O SGP foi criado por um acordo assinado entre países desenvolvidos e sob o amparo da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad), no final da década de 60. Esse acordo prevê a redução parcial ou total da tarifa de importação incidente sobre determinados produtos originários e procedentes de alguns países em desenvolvimento e menos desenvolvidos, para ampliar a participação desses países no comércio internacional.


Compartilhe com o universo

Compartilhar EUA iniciam revisão do Sistema Geral de Preferências 2009 no Facebook Compartilhar EUA iniciam revisão do Sistema Geral de Preferências 2009 no Twitter Compartilhar EUA iniciam revisão do Sistema Geral de Preferências 2009 no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *