24/07/2014 00:00:00 Eventos devem atrair mais de 15 mil pessoas para Londrina até dezembro

Fonte: Jornal de Londrina

Entre julho e dezembro deste ano, mais de 15 mil pessoas devem vir a Londrina para participar de eventos, o carro-chefe do turismo na cidade. A expectativa é do Convention Visitors Bureau, que afirma que o número de eventos realizados em Londrina no segundo semestre deste ano será maior do que o normalmente registrado no período. “Ainda não conseguimos avaliar o crescimento, mas o que observamos é que muitos promotores decidiram realizar seus eventos após a segunda quinzena de julho para não coincidir com o período da Copa”, pontua a gestora do Convention em Londrina, Miryan Alves.

É o caso do Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conaf), realizado entre os dias 22 e 24 de julho. De acordo com uma das organizadoras do evento, Daiana Lopes, ao programar o Conaf, há cerca de um ano, a organização se preocupou para que a data do congresso não coincidisse com a Copa do Mundo. “O Conaf é realizado a cada três anos com a participação de pessoas de outros países. Ficamos com medo que, por conta da Copa, tivéssemos algum problema com voos. Por isso, optamos por fazer o evento após o término do Mundial.”

Daiana conta que sua empresa, a ABS Eventos, irá realizar outros encontros na cidade no segundo semestre. “Em todos os casos, os organizadores optaram por datas após a Copa.” A gerente do hotel Comfort Suites em Londrina, Karla Souza, confirma que a procura por eventos durante a Copa caiu drasticamente. “Registramos um fluxo maior de eventos até maio e após a segunda quinzena de julho. Durante a Copa ficou tudo parado.”

Bom momento

Segundo a gestora do Convention Visitors Bureau, Miryan Alves, o turismo de eventos vive um bom momento em Londrina. “Só o Convention irá apoiar dezenas de encontros até o final do ano. Fora estes, existem outros tantos que ocorrem na cidade normalmente.” Miryan adianta que o Convention já tem diversos eventos prospectados para 2015 e até para os anos seguintes. “Estamos muito otimistas.” Já a gerente do Comfort Suites é mais cautelosa ao ser questionada sobre o cenário de eventos na cidade. “Nós estamos com uma procura normal, nada de extraordinário para os próximos meses.”

Mesmo com a divergência de opiniões, Londrina deve receber dezenas de eventos até dezembro, segundo o Convention, entre eles a Feira de Noivas + Festas, o Congresso Estadual da Ordem Demolay, o Congresso Brasileiro de Citopalogia e os Jogos Escolares da Juventude. “Com isso, os hotéis e restaurantes da cidade são diretamente beneficiados, mas toda a economia da cidade é influenciada com a presença de tanta gente.”

Em relação ao perfil dos visitantes, a gestora do Convention Visitors Bureau afirma que o público é bastante variado. Segundo Miryan, seminários e congressos alavancam o número de eventos em Londrina. “Esse tipo de encontro reúne desde estudantes a profissionais. Por isso, a idade e até classe social é diversificada.”