Notícias

|

Expectativa de analistas para inflação tem ligeira alta em uma semana




Fonte: Agência Brasil

 

Brasília – O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve chegar a 4,42% ao final deste ano. A estimativa consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) elaborada com base em projeções de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. A previsão anterior para o IPCA era de 4,40%.

 

Para 2010, a estimativa para o índice passou de 4,32% para 4,33%. O IPCA é o índice definido pelo governo para fixar a meta de inflação que é de 4,5%, com limite inferior de 2,5% e superior de 6,5%, para este e o próximo ano. O BC usa a taxa básica de juros, a Selic, para controlar a inflação.

 

Os analistas mantiveram a previsão de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC só irá alterar a Selic este ano mais uma vez, na reunião deste mês marcada para os dias 21 e 22, reduzindo os juros básicos dos atuais 9,25% ao ano para 8,75% ao ano. Ao final de 2010, a Selic terá subido para 9,25% ao ano, na projeção dos analistas.

 

Quanto aos demais índices de inflação, a expectativa é de queda neste ano. A previsão para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 2009 caiu de 1,45% para 1,35%. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a expectativa foi ajustada de 1,20% para 0,89%. No mercado paulista, o Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) deve ficar em 4,13% e não mais em 4,25%. Para 2010, as projeções para os três índices foram mantidas em 4,5%.

 

A expectativa para os preços administrados passou de 4,30% para 4,33% neste ano e foi mantida em 3,90% em 2010. Os preços administrados referem-se aos valores cobrados por serviços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo e outros).

 

Kelly Oliveira para Agência Brasil.

 

www.agenciabrasil.gov.br

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Expectativa de analistas para inflação tem ligeira alta em uma semana no Facebook Compartilhar Expectativa de analistas para inflação tem ligeira alta em uma semana no Twitter Compartilhar Expectativa de analistas para inflação tem ligeira alta em uma semana no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *