Exportação de PMEs é o foco do novo núcleo do Empreender

Fonte: Assessoria ACIL

Fomentar a cultura do comércio internacional no âmbito das pequenas e médias empresas é o grande desafio do novo núcleo do Empreender, programa de viés associativista que atua por segmentos e que já conta com 16 grupos ativos, todos coordenados pela Área de Negócios da ACIL.
De acordo com a analista Valéria Furlan Sitta, a primeira reunião de trabalha já está marcada e será realizada no próximo dia 10. “As empresas interessadas devem nos procurar o quanto antes”, lembrou.
A principal atração da reunião de lançamento foi a palestra da agente internacional dos Correios, Denise Custódio Filla, que lembrou todas as vantagens de aderir ao Exporta Fácil. “Uma das principais é reduzir em 80% os custos administrativos da operação”, afirmou.
O novo núcleo é resultado da articulação da ACIL com a Terra Roxa, agência regional de desenvolvimento, com o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e com os próprios Correios.
Os convidados para o lançamento destacaram a importância de se pensar globalmente mesmo nos pequenos negócios e ressaltaram que há chances maiores agora de Londrina se tornar um importante polo exportador.
“A grande dificuldade apontada pelo empresariado é a burocracia. Os Correios estão se esforçando para facilitar as coisas neste sentido”, lembrou o gerente regional da estatal, Flávio Scanavez.
"Vamos trabalhar em prol de um círculo virtuoso, que impacte toda a cadeia econômica de Londrina, com mais eficiência, mais renda e mais empregos gerados”,  disse Luís Paulo Bombassaro, coordenador do Peiex. “Nos últimos anos, conseguimos colocar ou recolocar 34 empresas londrinense no mercado estrangeiro”.
O diretor executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina, disse que todos os envolvidos estão trabalhando para a formação e consolidação do núcleo já nos primeiros meses. “A grande finalidade deste movimento é que o Núcleo faça realmente a diferença para o segmento”, destacou.