Faciap se manifesta contra o  aumento das custas dos cartórios

A FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – encaminhou um ofício a todos os deputados estaduais solicitando a não aprovação do aumento de preços das custas dos cartórios, tema que consta da pauta de votação desta semana na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

O documento, assinado pelo presidente Marco Tadeu Barbosa, foi protocolado nesta manhã de terça-feira, dia 8, e enviado por e-mail e WhatsApp a todos os parlamentares.

Nele, a entidade pede que os deputados se sensibilizem e percebam que o aumento de preços é inoportuno e impertinente neste difícil momento pelo qual passa a economia em função das medidas restritivas de enfrentamento ao novo Coronavírus. Além disso, os valores em discussão superam a proposta encaminhada a essa Casa pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Para Marco Tadeu Barbosa “quaisquer aumentos nas taxas que remunerem os serviços públicos vão refletir diretamente nos custos produtivos e na renda das famílias”. Ele afirma que as empresas estão dando sua cota de sacrifício junto com a população, nessa pandemia. E indaga: por que os cartórios não podem fazer o mesmo?