19/06/2015 00:00:00 Volume de dívidas tem queda no Paraná

Fonte: Faciap

O volume acumulado de dívidas registradas em maio de 2015 apresenta variação negativa em relação ao mesmo período de 2014. A queda é de 1,1% segundo o Indicador Faciap de Registro de Dívidas (IFRD). No ano passado, o volume de dívidas registradas já foi inferior em relação a 2013, praticamente no mesmo patamar, quando registrava queda de 1,6%. O dado é divulgado pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais do Estado Paraná.

“O indicador demonstra o comportamento do mercado de crédito. Pouco crédito disponível, com mais rigor na concessão, resultando em menos inadimplência. O consumidor está mais cauteloso também. Está preferindo não aumentar as dívidas, e se desdobrando para continuar saldando as que já tem”, analisa o vice-presidente da FACIAP para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.

O IFRD – Indicador Faciap de Registro de Dívidas indica a variação do volume de regularização de dívidas no varejo, acumulado no ano em relação ao ano anterior, com informações da maior rede de proteção ao crédito do Paraná, a Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito – BCF, conveniada ao o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil e à Serasa Experian. A BCF é formada por 251 cidades paranaense, presentes nas Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas.