Notícias

|

Faturamento das pequenas empresas de SP cai pelo oitavo mês seguido




Fonte: G1

 

O faturamento das micro e pequenas empresas do estado de São Paulo recuou 7,1% em maio na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae. Foi a oitava queda mensal consecutiva do faturamento do setor.

 

No lado positivo, no entanto, foi a menor queda registrada desde outubro. Na comparação com abril, o faturamento teve alta de 1,0%. Com isso, as expectativas dos empresários permanecem estáveis: 46% acreditam em melhora no faturamento nos próximos seis meses.

 

Por setores, a indústria apresentou a maior queda no período, de 17,6%, com efeitos mais acentuados sobre os segmentos de bens de consumo duráveis (máquinas e aparelhos elétricos) e bens de capital (máquinas e equipamentos).

 

No setor de serviços, a queda foi de 7,8%, influenciado negativamente pelos serviços prestados às empresas, como: contadores, advogados, arquitetos, empresas de publicidade, de limpeza e de vigilância. Já o faturamento do comércio foi o que sofreu menor redução, de 2,6%.

 

“As atividades mais dependentes de financiamento, que costumam vender produtos de maior valor unitário e que dependem consequentemente de crédito, foram as mais afetadas pela crise. Isso explica, por exemplo, porque a indústria teve o pior desempenho relativo entre os três setores”, afirma, em nota, o diretor superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.

 

Na comparação entre os meses de maio e junho, o comércio foi o único setor a registrar crescimento na receita real, de 5,3% em maio em relação a abril deste ano por causa da influência das vendas do Dia das Mães.

 

www.g1.com.br

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Faturamento das pequenas empresas de SP cai pelo oitavo mês seguido no Facebook Compartilhar Faturamento das pequenas empresas de SP cai pelo oitavo mês seguido no Twitter Compartilhar Faturamento das pequenas empresas de SP cai pelo oitavo mês seguido no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *