Faturamento das pequenas empresas de SP cai pelo oitavo mês seguido

Fonte: G1

O faturamento das micro e pequenas empresas do estado de São Paulo recuou 7,1% em maio na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae. Foi a oitava queda mensal consecutiva do faturamento do setor.

No lado positivo, no entanto, foi a menor queda registrada desde outubro. Na comparação com abril, o faturamento teve alta de 1,0%. Com isso, as expectativas dos empresários permanecem estáveis: 46% acreditam em melhora no faturamento nos próximos seis meses.

Por setores, a indústria apresentou a maior queda no período, de 17,6%, com efeitos mais acentuados sobre os segmentos de bens de consumo duráveis (máquinas e aparelhos elétricos) e bens de capital (máquinas e equipamentos).

No setor de serviços, a queda foi de 7,8%, influenciado negativamente pelos serviços prestados às empresas, como: contadores, advogados, arquitetos, empresas de publicidade, de limpeza e de vigilância. Já o faturamento do comércio foi o que sofreu menor redução, de 2,6%.

“As atividades mais dependentes de financiamento, que costumam vender produtos de maior valor unitário e que dependem consequentemente de crédito, foram as mais afetadas pela crise. Isso explica, por exemplo, porque a indústria teve o pior desempenho relativo entre os três setores”, afirma, em nota, o diretor superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.

Na comparação entre os meses de maio e junho, o comércio foi o único setor a registrar crescimento na receita real, de 5,3% em maio em relação a abril deste ano por causa da influência das vendas do Dia das Mães.

www.g1.com.br