19/08/2015 00:00:00 FEALQ divulga nota de esclarecimento sobre a Fazenda Figueira

Fonte: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ)

A Fazenda Figueira, localizada em Londrina, próxima do Distrito de Paiquerê, é de propiedade da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), entidade privada, sem fins lucrativos, com objetivo de apoio a pesquisas de desenvolvimento científico, econômico e social, encontra-se invadida por mais de 1.000 integrantes do MST.

A Fazenda Figueira foi doada pelo sr. Alexandre Von Pritzelwitz no ano de 1995 para a FEALQ, e não para a USP/ESALQ, como mencionado por pessoas que não conhecem a história da fazenda. A USP não é proprietária e não participa de maneira alguma da administração da Fazenda Figueira.

Essa doação teve como objetivo a instalação uma fazenda modelo e um centro de pesquisas em pecuária de corte, para o desenvolvimento de técnicas sustentáveis para a produção pecuária. A FEALQ iniciou a administração da fazenda figueira no ano de 2000, após o falecimento do sr. Alexandre Von Pritzelwitz.

Desde então, os trabalhos na Fazenda Figueira estão sendo conduzidos com seriedade, visando aplicação de técnicas capazes de aumentar a eficiência técnica/econômica, social e ambiental do projeto, o que caracteriza uma administração com foco em sustentabilidade, capaz de aumentar a produtividade, alcançando indicadores muito acima dos exigidos legalmente para caracterizar uma propriedade produtiva.

Para tanto, inúmeras pesquisas foram e são conduzidas com objetivo de validar tecnologias a serem aplicadas nos sistemas de produção, além da obtenção de indicadores de sustentabilidade para a atividade de pecuária de corte.

Realizamos trabalhos de difusão de tecnologias com técnicos; produtores e estudantes, através de dias de campo e aulas em campo com alunos de universidades como UEL, UEM, USP, UNESP e UFG, entre outras. Além de palestras pelo Brasil para a difusão de tecnologias aplicadas e os resultados obtidos nas pesquisas realizadas na Fazenda Figueira, com objetivo de incentivar a produção de uma pecuária sustentável. As pesquisas conduzidas são publicadas através de teses e dissertações de pós-graduação, além de revistas científicas e revistas de circulação nacional.

A FEALQ/Fazenda Figueira, através de seus técnicos, faz parte da APPS (Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável), formada por universidades, instituições de pesquisa, empresas de consultoria, que buscam o desenvolvimento e divulgação de técnicas para a capacitação de técnicos de campo, com o objetivo proporcionar a adoção de novas técnicas para o aumento da produtividade da pecuária brasileira de forma sustentável.

O reconhecimento, pelas instituições ligadas à pecuária brasileira, dos trabalhos e pesquisas conduzidos na Fazenda Figueira, resultou na nomeação de um engenheiro agrônomo da Fazenda Figueira como diretor técnico da APPS.

Para a condução do sistema de produção e pesquisas existentes na Fazenda Figueira, contamos com a colaboração de 14 famílias que residem na propriedade em casas de alvenaria com água; luz; coleta e tratamento de esgoto; vias de acesso internas e iluminadas; além de plano de saúde oferecido gratuitamente aos funcionários. Esses colaboradores são responsáveis pela execução das diversas atividades de manejo e pesquisas realizadas na Fazenda Figueira.

Para a execução das pesquisas, contamos também com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, o que comprova o comprometimento e participação ativa na realização de pesquisas dentro da Fazenda figueira.

Na área ambiental, a Fazenda Figueira possui a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) conhecida como Mata do Barão, que é a maior reserva de Mata Atlântica contínua de Londrina, onde foram conduzidos trabalhos de catalogação, marcação e identificação das espécies de árvores, plantas e animais. As áreas da Mata do Barão e as áreas de preservação permanente são todas isoladas para a preservação ambiental e representam aproximadamente 40% da área total da propriedade, muito acima dos 20% exigidos por lei, o que caracteriza o empenho da FEALQ em manter áreas com a biodiversidade da Mata Atlântica para a preservação de espécies vegetais e animais, além da realização de pesquisas para fortalecer a preservação ambiental do país.

Por definição, a sustentabilidade é alcançada quando direcionamos nossos esforços para o aumento da eficiência econômica, ambiental e social dos projetos. Essas informações acima descritas e os indicadores produtivos da Fazenda Figueira mostram que a administração da FEALQ está trabalhando com seriedade e firmeza desde o ano 2000, contribuindo para o engrandecimento da pecuária nacional de forma sustentável.