24/09/2019 17:45:11 Fomento Paraná, parceira da ACIL, mira empreendedorismo feminino em novo programa

Fonte: Assessoria ACIL

A presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIL, Marisol Chiesa, comemorou o lançamento do Banco da Mulher Paranaense, um novo programa da Fomento Paraná, instituição financeira do governo do Estado que é parceira da ACIL na concessão de crédito a juros subsidiados. “É um grande passo para a ocupação de espaço da mulher no ambiente de negócios e também é uma ótima notícia para o empresariado em geral. Quanto mais paranaenses com acesso ao crédito, seja homem ou mulher, mais possibilidade de geração de renda e emprego”, defende a empreendedora do segmento de gastronomia.

O novo programa da Fomento oferece financiamentos com taxas de juros mais baixas para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias. O crédito varia de acordo com o porte do empreendimento e vai de R$ 1 mil a R$ 500 mil, com taxas de juros a partir de 0,98% ao mês no microcrédito e a partir de 0,48% ao mês para micro e pequena empresa. As linhas são voltadas desde empreendedoras informais, autônomas e Microempreendedoras Individuais (MEI), com faturamento anual de até R$ 360 mil, até micro e pequenas empresas com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões.

O grande atrativo, afirmou o governador Ratinho Junior, são as taxas de juros abaixo do mercado e outros benefícios que darão mais oportunidades para as mulheres tocarem seus negócios. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher paranaense possa abrir ou ampliar negócios, gerar empregos e se tornar micro ou grande empresária”, disse Ratinho Junior.

Facilidades

Os recursos do crédito poderão ser usados para construção, reforma, ampliação ou modernização de instalações; compra de máquinas, equipamentos e softwares; formação de estoques para manutenção de empreendimentos e também para custeio de treinamentos, consultorias, pesquisas, estudos e projetos, bem como projetos que envolvam energias renováveis.

As taxas de juros são diferenciadas. No microcrédito, para valores de R$ 1 mil a R$ 20 mil, a taxa é a partir de 0,98% ao mês, com 36 meses para pagar e carência de até três meses. Nas linhas para micro e pequenas empresas, com valores entre R$ 20 mil e R$ 500 mil, a taxa de juros é a partir de 0,48% ao mês. O prazo para pagar é de até 60 meses (120 meses para energias renováveis) e a carência incluída no prazo varia de três até 24 meses.

Correspondente da Fomento no Palácio do Comércio em Londrina

Desde 2017, a ACIL é correspondente Fomento Paraná e mantém um técnico no Palácio do Comércio para a recepção e o encaminhamento de propostas. Por meio da coleta de informações cadastrais, ele promove a triagem dos interessados. Caso o empreendimento esteja habilitado, começa a fase de assessoria que inclui, sobretudo, a organização dos documentos necessários para acessar o crédito.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)