Fomento Paraná, parceira da ACIL, mira empreendedorismo feminino em novo programa

Fonte: Assessoria ACIL

A presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIL, Marisol Chiesa, comemorou o lançamento do Banco da Mulher Paranaense, um novo programa da Fomento Paraná, instituição financeira do governo do Estado que é parceira da ACIL na concessão de crédito a juros subsidiados. “É um grande passo para a ocupação de espaço da mulher no ambiente de negócios e também é uma ótima notícia para o empresariado em geral. Quanto mais paranaenses com acesso ao crédito, seja homem ou mulher, mais possibilidade de geração de renda e emprego”, defende a empreendedora do segmento de gastronomia.

O novo programa da Fomento oferece financiamentos com taxas de juros mais baixas para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias. O crédito varia de acordo com o porte do empreendimento e vai de R$ 1 mil a R$ 500 mil, com taxas de juros a partir de 0,98% ao mês no microcrédito e a partir de 0,48% ao mês para micro e pequena empresa. As linhas são voltadas desde empreendedoras informais, autônomas e Microempreendedoras Individuais (MEI), com faturamento anual de até R$ 360 mil, até micro e pequenas empresas com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões.

O grande atrativo, afirmou o governador Ratinho Junior, são as taxas de juros abaixo do mercado e outros benefícios que darão mais oportunidades para as mulheres tocarem seus negócios. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher paranaense possa abrir ou ampliar negócios, gerar empregos e se tornar micro ou grande empresária”, disse Ratinho Junior.

Facilidades

Os recursos do crédito poderão ser usados para construção, reforma, ampliação ou modernização de instalações; compra de máquinas, equipamentos e softwares; formação de estoques para manutenção de empreendimentos e também para custeio de treinamentos, consultorias, pesquisas, estudos e projetos, bem como projetos que envolvam energias renováveis.

As taxas de juros são diferenciadas. No microcrédito, para valores de R$ 1 mil a R$ 20 mil, a taxa é a partir de 0,98% ao mês, com 36 meses para pagar e carência de até três meses. Nas linhas para micro e pequenas empresas, com valores entre R$ 20 mil e R$ 500 mil, a taxa de juros é a partir de 0,48% ao mês. O prazo para pagar é de até 60 meses (120 meses para energias renováveis) e a carência incluída no prazo varia de três até 24 meses.

Correspondente da Fomento no Palácio do Comércio em Londrina

Desde 2017, a ACIL é correspondente Fomento Paraná e mantém um técnico no Palácio do Comércio para a recepção e o encaminhamento de propostas. Por meio da coleta de informações cadastrais, ele promove a triagem dos interessados. Caso o empreendimento esteja habilitado, começa a fase de assessoria que inclui, sobretudo, a organização dos documentos necessários para acessar o crédito.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Compartilhar Fomento Paraná, parceira da  ACIL, mira empreendedorismo  feminino em novo programa no Facebook Compartilhar Fomento Paraná, parceira da  ACIL, mira empreendedorismo  feminino em novo programa no Twitter Compartilhar Fomento Paraná, parceira da  ACIL, mira empreendedorismo  feminino em novo programa no Linkedin