13/03/2020 14:36:31 Fórum Desenvolve apresenta caderno sobre planejamento estratégico de Londrina

Fonte: Folha de Londrina

“Não existe vento favorável para marinheiro que não sabe para onde ir.” A frase do filósofo Sêneca traduz a importância de um planejamento estratégico para as cidades. Dada a relevância do tema, o “Planejamento Estratégico de Cidades: Propostas para Londrina” foi o tema do Fórum Desenvolve Londrina em 2019. O Fórum é uma organização civil que reúne cidadãos de diversas áreas na busca de soluções para o desenvolvimento da cidade. O caderno de estudos resultante do trabalho da entidade ao longo de 2019 foi lançado nesta quinta-feira (12). A publicação contém casos de sucesso de outras cidades, percepção de problemas e propostas para o planejamento estratégico de Londrina.

“A grande importância do planejamento estratégico é saber onde a cidade está indo. É fundamental para atrair investimentos, e para fazer com que pessoas que moram aqui, investem aqui e têm os seus negócios evoluam em consonância”, comentou Cláudia Romariz, presidente do Fórum Desenvolve Londrina.

O planejamento estratégico de Londrina é o objetivo do Masterplan, lançado pela Prefeitura de Londrina no ano passado, com vistas nos próximos 20 anos. A licitação da empresa que fará o estudo está em sua última fase, diz o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, e o projeto deve ter início em cerca de 30 dias.

“A gente escolheu o planejamento estratégico como tema do Fórum Desenvolve esse ano porque Londrina enfim decidiu dar andamento ao Masterplan, que é o planejamento da cidade, e a gente achou importante ouvir outras cidades que já estão implantando, entender como funciona para colaborar na formação das governanças e também no pós-planejamento estratégico”, explicou a presidente do Fórum.

Na apresentação dos resultados do estudo do Fórum Desenvolve, Heverson Feliciano, consultor e coordenador do Ecossistema de Inovação do Sebrae/PR, apontou que o Brasil é um país sem cultura de planejamento, mas que o planejamento estratégico se propõe a antecipar as necessidades do futuro e moldar o futuro de uma cidade, em vez de simplesmente eliminar problemas emergenciais ou tratar problemas atuais. O planejamento estratégico é uma resposta a três questões, ele diz: onde estamos; onde se quer chegar; e como chegar lá.

O estudo do Fórum chegou a 50 propostas, divididas em 16 categorias, que sugerem caminhos para o sucesso em iniciativas de planejamento estratégico de Londrina. Dentre elas, Feliciano destacou fazer o planejamento com urgência; envolver toda a sociedade no processo; comunicar para que a sociedade se envolva e faça acontecer; ter um modelo de gestão compartilhada, com participação de todos; ter uma governança para a execução do planejamento; buscar indicadores; utilizar recursos de TI para o projeto; fazer um planejamento estratégico de gestão pública baseada no plano da sociedade; e capacitar.  

“O importante é o Masterplan ser feito e ser executado pelos gestores públicos. E para isso, o guardião é a sociedade civil organizada, que vai ajudar a cobrar o setor público independente de quem estiver ocupando as cadeiras”, ressaltou Bruno Ubiratan, presidente da Codel.

Embora seja o tema do Fórum em 2019, o planejamento estratégico foi motivo para a criação da entidade, há 15 anos. O tema também esteve presente em todos os estudos realizados pela entidade anteriormente. Nesta sexta-feira (13), o Fórum recebe a Medalha Ouro Verde, na Câmara de Vereadores de Londrina. A solenidade será às 20 horas.