30/06/2020 20:17:14 Governador decreta quarentena em Londrina e outras cidades do Paraná

Fonte: Assessoria ACIL

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou o fechamento de atividades não-essenciais em Londrina e outras regiões do Paraná. O anúncio foi feito hoje (30) com uma entrevista coletiva transmitida por redes sociais do governo. Segundo o Decreto nº 4942, publicado no final da tarde, a medida passa a valer nesta quarta-feira (1º de julho) e abrange os municípios das regionais de saúde de Londrina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio e Toledo. Com duração prevista de 14 dias, a medida visa conter a disseminação do novo coronavírus. 

“Infelizmente, estamos numa crescente no número de infectados e no número de óbitos. Já sabíamos que o inverno seria o período mais duro. As medidas são para que a gente não perca o controle que nós conquistamos”, ressaltou, na abertura da coletiva.

Ao contrário dos decretos anteriores, que tinham o caráter de recomendação, o novo decreto é determinante e define como atividades essenciais aquelas constantes no decreto estadual 4.317, publicado em 21 de março de 2020.

O novo decreto suspende o funcionamento de shoppings, galerias comerciais, comércio de rua, feiras livres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias de ginásticas e clubes, e pode ser prorrogado dependendo da gravidade da situação. Restaurantes, bares e lanchonetes poderão atender por delivery (entrega), drive thru (retirada sem desembarque) ou take away (retirada no balcão). Mercados, supermercados e similares funcionam de segunda a sábado, das 7hs às 21hs. O acesso será limitado a apenas uma pessoa por família. 

Acompanhe as redes sociais da ACIL para mais informações.