05/12/2014 00:00:00 Horário estendido do comércio começa hoje em Londrina

Fonte: JL

A partir de hoje, os consumidores terão horário estendido para as compras de Natal, com a abertura das lojas até às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e até às 18 horas, aos sábados. Junto com o 13º salário, o horário especial é visto com expectativa de melhoria nas vendas pela maioria dos lojistas. Eles esperam que, com o dinheiro no bolso, os consumidores aproveitem o período noturno para passear e gastar. “A decoração de Natal que o Município fez no Calçadão também vai ajudar a atrair o pessoal”, diz o diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes.

Segundo ele, as perspectivas são boas. “Desde o final de novembro sentimos uma melhora. A Black Friday [dia especial de descontos, ocorrido na sexta-feira passada] ajudou muito. Tivemos um grande movimento.” Com o horário especial, a decoração natalina e a campanha Londrinatal Encantado, Moraes diz que dezembro pode dar um fôlego ao comércio londrinense.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Roberto Martins, também está animado. “O ano foi muito ruim, mas estamos sentindo uma reação desde setembro e que vem se consolidando. Acredito que podemos ter um resultado bom.” Segundo ele, o fato de os sindicatos patronal e dos comerciários terem fechado o acordo e os lojistas terem que pagar os 10,2% de reposição salarial retroativos a maio ainda esse mês, também deve ajudar na economia local. “Além do 13º salário, cerca de 25 mil comerciários terão esse dinheiro extra para gastar com a família. Todo mundo sai ganhando.”

Para os lojistas, o horário especial poderá ajudar muito, mas não agora. “À noite, o movimento só vai começar a esquentar depois do dia 15, mais ou menos. Até lá, nem vamos chamar toda a equipe para trabalhar as horas extras”, conta a gerente da JK Bijoux, Janaina Miranda Ramos. Segundo ela, o setor de bijuterias não enfrentou grandes dificuldades esse ano por conta da vaidade feminina. “Nós nos saímos bem melhor que alguns concorrentes que sofreram com a invasão dos produtos da China.”

Já para a gerente da loja de roupas masculinas Audithorium, Linda Oliveira, a expectativa é vender bem desde o primeiro dia de abertura das lojas à noite. “Todo mundo quer vender bem no Natal e nós, mais ainda, porque somos novos nesse ponto da Sergipe.” Além da campanha Londrinatal Encantado, a loja lançou uma promoção própria, que irá sortear uma motoneta. “Nossos clientes terão sorte dupla.”

O comércio aberto à noite é uma boa pedida, dizem os consumidores. “Adoro vir ao Centro nessa época, mesmo que ainda esteja sol até às oito da noite”, conta a dona de casa Angelita Nogueira, que só faz compras de Natal depois que o horário especial começa.

Primeiro sorteio da Londrinatal acontece hoje

A Acil realiza hoje, no Calçadão, o primeiro sorteio da campanha Londrinatal Encantado. Serão sorteados 25 vale-compras de R$ 1 mil cada um entre os consumidores que preencheram os cupons distribuídos pelas lojas participantes desde o último dia 20 de novembro. A movimentação começa por volta das 17 horas, no trecho do Calçadão entre a Rua Professor João Cândido e a Avenida São Paulo, com música e distribuição de doces. O sorteio será realizado às 19 horas com a presença de um auditor da Caixa Econômica Federal.

Segundo o diretor comercial da Acil, Fernando Moraes, cada cupom sorteado dará ao comerciário responsável pela venda um prêmio no valor de R$ 300. “É uma forma que encontramos de recompensar e estimular os vendedores.”