25/03/2015 00:00:00 Hospital do Câncer apresenta nova UTI Infantil

Por Paulo Briguet/Equipe ACIL

Hoje, 25 de março, é Dia da Anunciação. Pela tradição cristã, é a data em que o Anjo Gabriel comunicou a Maria que ela seria mãe de um menino chamado Jesus. Daí vêm as primeiras palavras da oração católica: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”.

Por um acaso – ou melhor, providência – justamente nesta data a diretoria do Hospital do Câncer de Londrina deu uma boa notícia à cidade: a UTI Infantil do HCL está pronta e deve ser inaugurada em 15 dias. Lideranças da sociedade civil londrinense se reuniram na manhã desta quarta-feira para ouvir a boa nova. Anunciada não pelo Anjo Gabriel, mas por Mara Rossival Fernandes, gestora e incansável batalhadora do Hospital do Câncer.

Conhecer a nova UTI Infantil é saber que muitas crianças, daqui em diante, terão uma esperança ainda maior na luta contra a doença e ali vão receber um tratamento humanizado e altamente qualificado. Vale lembrar que 92% dos pacientes atendidos pelo hospital dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) – e não será diferente na nova ala.

O Hospital do Câncer de Londrina está completando 50 anos. A nova UTI Infantil pode ser vista como um presente para a comunidade que há meio século testemunha a luta dessa instituição em defesa da vida. Por falar em vista – e por falar em vida –, a nova ala tem uma concepção totalmente diferente das UTIs comuns: ali, os pequenos pacientes e suas mães terão uma linda visão da cidade, do lago e do céu. Uma janela para a vida – simbolizando os grandes avanços na cura do câncer recentemente conquistados pela ciência e colocados em prática pela equipe médica do HCL.

Londrina agradece a boa nova!