14/10/2014 00:00:00 Impactos do mundo digital no Varejo e e-commerce são temas de abertura da SED

Fonte: Assessoria ACIL

Os impactos do marketing digital e do e-commerce, que cresce bem acima da economia brasileira, no Varejo, foram os temas de abertura da III Semana do Empreendedor Digital, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) em parceria com o Sebrae.


De acordo com o palestrante que fez a abertura do evento, Daniel Zanco, sócio-diretor da Universo Varejo, as compras online aumentaram 36% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento cresceu 26% nas operações online.


A estimativa é que até o fim do ano, 63 milhões de e-consumidores movimentem R$ 35 bilhões no Brasil. O segmento de moda e acessórios responde por 18% do total.


O diretor da Universo Varejo apresentou algumas experiências de exploração das ferramentas do Marketing Digital de gigantes do setor como a inglesa Tesco e as americanas Amazon e Walmart.


O especialista explorou o conceito de Omnichannel, em que os canais online e offline funcionam de forma integrada tanto para a realização da venda quanto para a ampliação da presença do negócio na vida dos consumidores. Como exemplo, Zanco apresentou uma ferramenta utilizada pela Amazon em que o consumidor, usa um smartphone que lê o código de barras dos produtos que estão acabando em casa e programa uma nova compra para abastecer o estoque. O consumidor tem a opção de retirar os produtos na loja ou de receber em casa.


Ele também trouxe exemplos de personalização, conceito já bastante explorado no universo do varejo e que ganhou mais força com o surgimento das ferramentas digitais. Por meio da chamada computação preditiva é possível prever o comportamento do consumidor e oferecer produtos, serviços, descontos e um ambiente online personalizados.


Diante do crescimento do e-commerce em tempos de diminuição do crescimento econômico, Zanco faz um alerta ao empresário do varejo físico. “Você não tem que necessariamente fazer a venda online mas é preciso estar posicionado na Internet, a minha loja precisa ser conhecida e localizada pela Rede”. Ele não acredita na morte do varejo físico mas na morte do varejo que não se reinventa. Quem aposta na loja tradicional deve se empenhar em oferecer uma experiência diferente. O sucesso da experiência de compra aparece quando o consumidor quer “passear” na loja. “Você tem que criar relevância para a experiência na loja física, a loja não pode ser só uma entregadora de produtos, isso o e-commerce já faz,” completa o sócio-diretor da Universo Varejo.


Nesta manhã, os participantes da Sed também ouviram Kadu Potinatti, da Video Click, produtora paulista especializada em vídeos para a Web. Kadu trouxe alguns cases e mostrou a influência do vídeo online no posicionamento da marca e nas decisões do consumidor.


Nesta tarde, será realizada a oficina gratuita “Loja Virtual Passo a Passo”, com a consultora Sheila Dal-Ry Issa que vai explicar como deve ser a fundação e a gestão de uma loja na Web.


Inscrições para as próximas palestras e oficinas podem ser feitas no site www.acil.com.br/sed. Mais informações pelo telefone 3374-3082 ou 3374-30111.



AGENDA

15/10 – QUARTA-FEIRA

8:30h – Oportunidades para pequenas e médias empresas

Felipe Ozório, gerente de parceria da Google aponta opções de posicionamento de pequenas e médias empresas na Web. Ozório vai dar um panorama das ferramentas que podem ser utilizadas para que as empresas estejam melhor posicionadas no buscador mais utilizado na Internet.

10:30h – Otimize seu e-commerce

Luiz Tardelli, da SEO Master vai tratar dos motores de busca e destacar as melhores formas de posicionamento quando o foco é a venda.

14:00h – Oficina gratuita 'Redes Sociais'

A consultora Sheila Dal-Ry Issa aponta as formas de exploração das redes sociais mais utilizadas como o Facebook e Instagram, e como gerar conteúdo que aumenta o engajamento – curtidas, comentários e compartilhamento – do público-alvo.


16/10 – QUINTA-FEIRA

8:30h – Empreendedorismo digital – Novas formas de vender

João Kepler, da Anjos do Brasil, mostra como o universo digital reduziu os custos de uma publicidade que pode atingir milhões de pessoas e orienta na operação adequada das ferramentas digitais para fazer o Marketing de qualquer negócio. Ele explica como otimizar os recursos, viralizar conteúdo e converter de forma assertiva toda aparição na rede em venda.

10:30h – Oportunidades de negócios – Os novos consumidores brasileiros

Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, fala dos desejos e do comportamento do consumidor da classe C. A palestra vai apontar as melhores formas de se conectar pela Web com a classe média que, no Brasil, movimenta R$ 1,24 trilhão por ano.

14:00 h – Rodada de negócios

Encontro dos empresários interessados em ampliar operação offline para o online com empresas especializadas em serviços do Marketing Digital.