07/12/2015 00:00:00 Inadimplência do consumidor londrinense cai 15,7% em novembro

Fonte: Assessoria ACIL

A inadimplência do consumidor londrinense caiu 15,7% em novembro quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, o índice fechou com elevação de 3,5% no número de inadimplentes. Os dados são do SPC ACIL.

Para o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, a redução de inadimplentes no mês de novembro não significa o aumento do poder aquisitivo do consumidor. “Embora esta informação seja positiva, outra leitura aponta que tal arrefecimento é muito mais em função do desaquecimento geral nas vendas do varejo do que propriamente um reflexo da condição financeira do consumidor, que continua se deteriorando em face do crescente aumento nos preços.”

Exclusões
Segundo informações do SPC ACIL, 8,3% dos consumidores locais conseguiram quitar suas dívidas e retirar seus nomes do sistema de proteção ao crédito. “A entrada do 13º salário e a proximidade dos festejos de final de ano parecem ter incentivado o consumidor a renegociar suas dívidas”, informa Rambalducci.

Se considerado o acumulado de 2015, os consumidores que conseguiram ‘limpar’ seu nome atingem a margem negativa de -3,09%.