Índice de confiança do empresário paranaense cresce 17,5%

Fonte: Portal Paiquerê

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação do Comércio do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), mostra que os empresários paranaenses estão mais confiantes no mês de março. Com 113,4 pontos, o índice oscilou positivamente em 17,5% na variação anual e 5,9% na comparação com fevereiro.

As empresas de médio e grande porte, com mais de 50 funcionários, têm maior concentração de gestores confiantes, com 144,9 pontos. Entre as micro e pequenas empresas, o indicador ficou em 133,2 pontos em março. A média nacional ficou em 127,1 pontos, com alta de 2,1% na comparação com fevereiro e 10,9% ante o mesmo mês do ano anterior.

A pesquisa avalia a opinião dos empresários sobre três variáveis: 1) condições atuais da economia brasileira, do comércio e das empresas comerciais; 2) expectativas em relação à economia, ao comércio e das empresas; 3) investimentos na contratação de funcionários, nas empresas e em estoques.