Notícias

|

Com indústria fraca, governo vai reduzir projeção de crescimento da economia

BRASÍLIA e RIO – Diante da lenta recuperação da produção industrial em março, a equipe econômica vai reduzir a projeção de crescimento da economia brasileira para 2009, que hoje está em 2%. A afirmação foi feita ao Globo por uma fonte do Ministério da Fazenda. Dados do IBGE divulgados ontem mostram que, apesar da alta de 0,7% no mês, a produção da indústria acumula, de outubro a março, perdas de 16,7% – o maior recuo desde 1990, durante a recessão pós-Plano Collor.

 

Segundo técnicos do governo, a recuperação da indústria no mês ocorreu num ritmo inferior ao esperado. Para que os 2% fossem mantidos, seria preciso que a produção tivesse crescido bem acima dos percentuais de janeiro (2,3%) e fevereiro (1,8%).

 

Mesmo revendo a projeção de crescimento do ano, a equipe econômica ainda acredita que o resultado final será positivo em função das medidas anticíclicas adotadas para enfrentar a crise, como mais de R$ 12 bilhões em desonerações e a redução do superávit primário. A tendência é que o número fique próximo do projetado pelo Banco Central (BC), de 1,2%. A nova previsão deverá constar do relatório de avaliação orçamentária do segundo bimestre, que será encaminhado ao Congresso até o dia 20, e pode implicar cortes adicionais no Orçamento.

 

Fonte: O Globo


Compartilhe com o universo

Compartilhar Com indústria fraca, governo vai reduzir projeção de crescimento da economia no Facebook Compartilhar Com indústria fraca, governo vai reduzir projeção de crescimento da economia no Twitter Compartilhar Com indústria fraca, governo vai reduzir projeção de crescimento da economia no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *