Notícias

|

Indústria paranaense fecha primeiro trimestre com vendas em alta

Fonte: CBN

Os dados são da pesquisa Indicadores Conjunturais da Fiep e mostram que as vendas da indústria paranaense cresceram mais de 4,5% nos primeiros três meses desse ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Um resultado que não ocorria desde 2013, que foi um ano histórico para a indústria nacional e paranaense.

Para a Federação das Indústrias, o resultado revela que aos poucos o setor começa a se recuperar, mesmo que lentamente. O economista da Fiep, Roberto Zurcher, avalia que o resultado positivo do trimestre aponta para uma tendência de recuperação da economia em 2018.

Na comparação com fevereiro, as vendas da indústria também registraram um aumento, de 13,5%, em março, na comparação com fevereiro. Entre os setores que registraram melhor desempenho, três são de bens de consumo: comuns, calçados, vestuário e alimentos.

Justamente três segmentos que fecharam 2017 com vendas negativas e que são grandes empregadores, segundo Roberto Zurcher. E completa dizendo que as pessoas estão voltando a consumir depois de um longo período de recessão. Em Londrina e região, o economista também destaca as indústrias alimentícias e de vestuário como fundamentais para a recuperação da economia em diversas cidades.

Segundo o levantamento, na geração de empregos o resultado do trimestre aponta para uma recuperação tímida. Os setores que mais contrataram foram o de couros e calçados, que teve alta de quase 21% e automotivo, com quase 11%. Os que mais dispensaram foram o de madeira, com -12,7% e o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com perda de mais de 5%.

Roberto Zurcher ressalta que os números revelam uma particularidade da indústria. Como tem uma mão de obra especializada, na hora da crise ela é a última a demitir, mas na hora recontratar nem sempre o processo é rápido.

O setor automotivo também foi destaque positivo em março, com alta de mais de 6% em relação ao primeiro trimestre de 2017. Em contrapartida, outros segmentos, que fecharam 2017 com bons resultados, tiveram quedas significativas e preocupam os analistas, caso da indústria da madeira, que teve redução de mais de 35% nas vendas do primeiro trimestre.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Indústria paranaense fecha primeiro trimestre com vendas em alta no Facebook Compartilhar Indústria paranaense fecha primeiro trimestre com vendas em alta no Twitter Compartilhar Indústria paranaense fecha primeiro trimestre com vendas em alta no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *