Indústria paulista fecha 8.000 vagas e emprego cai 0,36% em junho

Fonte: Folha Online

O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo fechou junho com queda de 0,36% na comparação com maio, nos dados sem ajuste sazonal, segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgado nesta quarta-feira. Com isso, o setor fechou 8.000 vagas no mês passado.

Esse é o segundo mês consecutivo de retração do emprego, após elevações em março e abril. Em maio, a indústria contabilizou o encerramento de 3.500 postos (queda de 0,17%), um pouco abaixo do ritmo de junho.

Considerando os dados com ajuste sazonal, que elimina características específicas de cada período, a baixa no emprego no mês passado foi de 0,42%. No total, a indústria paulista emprega cerca de 2 milhões de pessoas.

Em relação a junho do ano passado, a queda no nível de emprego foi de 7,95%, o que representa um corte de 191 mil vagas nesta base de comparação. No acumulado do ano, a indústria paulista já eliminou 54,5 mil postos de trabalho (menos 2,41%).

No mês passado, dos 22 setores, 14 tiveram desempenho negativo e oito mais contrataram que demitiram.

O que mais contratou foi o de bebidas, com alta de 1,1% no nível de emprego, seguido por impressão e redução de gravações, com alta de 1%. Os que mais demitiram foram metalurgia, com queda de 1,6%, e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com recuo de 1,4%.

Sensor Fiesp

A Fiesp também divulgou hoje o Sensor Fiesp –indicador de perspectivas futuras da indústria paulista– da primeira quinzena de julho. O índice atingiu 54,6 pontos, contra 52,4 pontos verificados na segunda quinzena do junho.

O índice varia entre 0 e 100 pontos, sendo que acima de 50 pontos indica otimismo e, de 50 para baixo, pessimismo.

Entre os cinco subitens do Sensor, o que apresenta maior valor é o de mercado (62,5 pontos), seguidos por vendas (60), investimento (54,9), emprego (52,1) e estoque (41,4).

Ygor Salles para Folha Online.