Notícias

|

Indústria prevê queda recorde na exportação em 2009

Fonte: Folha Online

 

As exportações brasileiras de produtos manufaturados e semimanufaturados devem ter uma queda de cerca de 35% em 2009 na comparação com o registrado em 2008, de acordo com estimativa feita pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). 

 

Dessa forma, as vendas externas desses itens cairiam para perto de US$ 78 bilhões, contra US$ 119,8 bilhões verificados em 2008.

Se confirmada essa projeção, será a primeira diminuição desde 1999, quando houve um recuo de 5,8%, e a maior na série histórica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que teve início em 1980.

"A principal explicação para a baixa está no encolhimento do mercado consumidor. Fortemente atingidos pela crise, nossos principais parceiros comerciais –EUA, Europa e América Latina– passaram a comprar menos", explica Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp.

Apesar da retração da demanda global, que derrubou encomendas, especialistas também veem a baixa competitividade dos itens brasileiros como causa.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Indústria prevê queda recorde na exportação em 2009 no Facebook Compartilhar Indústria prevê queda recorde na exportação em 2009 no Twitter Compartilhar Indústria prevê queda recorde na exportação em 2009 no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *