Notícias

|

Indústria registra expansão em junho

Fonte: Folha de Londrina

A indústria paranaense mostra sinais de retomada do crescimento. O setor teve desempenho positivo em junho (0,5%) em relação ao mês de maio, interrompendo a trajetória descendente iniciada em fevereiro. No acumulado de janeiro a junho registrou expansão de 2,5% em comparação com o mesmo período de 2016. Os responsáveis pelo bom desempenho paranaense em junho (nos últimos 12 meses, a alta é de 0,8%) foram os setores de máquinas e equipamentos (31%),impulsionados pela maior produção de maquinário para colheita e tratores agrícolas; veículos automotores, reboques e carrocerias (12,3%); e bebidas (10,9%), devido à maior fabricação de cervejas, chopes e preparações em pó para elaboração de bebidas artesanais. 

Os impactos mais negativos vieram dos setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-13,3%); produtos de metal (- 9,6%) e produtos de madeira (-7%). A industria de máquinas e equipamentos também puxa o crescimento semestral (54%). 

A combinação do índice de junho, com dados ajustados sazonalmente, e o acumulado do ano (2,5%) acima do mesmo período do ano passado, mostra que a industria paranaense apresenta uma recuperação, mas em um ritmo lento. "A recuperação no acumulado é significativa. Mostra a dinâmica da nossa indústria, influenciada pela excelente safra e retomada de exportações do setor metalmecânico", analisou o economista Roberto Zurcher, da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). 

Para ele, o segundo semestre, historicamente de maior atividade industrial, deve manter a recuperação lenta, mas gradual, influenciada pela injeção de recursos da primeira parcela do 13º salário, que algumas empresas e o governo federal costumam adiantar em agosto. "É um período naturalmente de maior atividade industrial", disse o economista. 
"Percebemos uma leve retomada em junho, em comparação com os últimos meses que foram de ajustes. Voltou o otimismo", afirmou Valdir Orsi, presidente do Sindimetal Norte (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Londrina). Segundo ele, o setor tem uma demanda reprimida. "As empresas estavam postergando a compra e sentimos uma mudança neste movimento", comentou. 

Para o presidente, está havendo um deslocamento da economia da ação política. O empresário que estava receoso com incertezas do cenário político, percebeu que precisa tomar uma decisão em relação a investimentos. "Ele (empresário) percebeu que não pode mais esperar para decidir se, por exemplo, faz um investimento para melhorar um processo, em função do cenário político. A situação é sensível, mas esperamos ter uma retomada da economia. Julho foi um mês de turbulência, mas agosto começa diferenciado", disse Orsi. 

DESEMPENHO NACIONAL 
A variação da atividade industrial nacional foi nula, mas nove dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram expansão na produção. O Rio de Janeiro (3,1%), Amazonas (2,8%), Pernambuco (1,7%) e Minas Gerais (1,6%) foram os estados com melhor desempenho em junho no comparado com maio. 

São Paulo (0,8%), Paraná (0,5%), Espírito Santo (0,1%), Ceará (0,1%) e Goiás (0,1%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em junho. Os resultados negativos mais acentuados foram registrados na Bahia (-10,0%) e a região Nordeste (-4,0%). A Bahia eliminou o avanço de 5,1% registrado no mês anterior e o Nordeste voltou a recuar após acumular expansão de 2,8% nos meses de abril e maio. As demais taxas negativas foram observadas no Rio Grande do Sul (-1,1%), Pará (-0,4%) e Santa Catarina (-0,1%). 

No acumulado do ano o Espírito Santo se destaca com índice positivo de (4,5%). A queda mais acentuada foi da Bahia (-7,4%). Na comparação com junho de 2016, o setor industrial nacional mostrou crescimento de 0,5%.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Indústria registra expansão em junho no Facebook Compartilhar Indústria registra expansão em junho no Twitter Compartilhar Indústria registra expansão em junho no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *