Notícias

|

Ipardes acompanha queda nos preços

Helio Miguel

 

Os paranaenses terão que aguardar até maio para ter dados concretos sobre o impacto nos preços dos cerca de 95 mil produtos atingidos pelas alterações no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que entram em vigor, no Estado, a partir de amanhã.

 

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) informou, ontem, que a pesquisa da variação dos valores dos itens será divulgada mensalmente, junto com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação em Curitiba.

Segundo o coordenador de pesquisas periódicas do Ipardes, Gino Schlesinger, a intenção da pesquisa é acompanhar se houve repasse da redução da alíquota no preço final dos produtos contemplados pela nova lei.

 

Caso não haja diminuição nos preços para os consumidores, a lei pode ser revogada em seis meses. Para Schlesinger, ainda é difícil prever qual será a variação dos preços no primeiro mês das novas alíquotas.

 

“O impacto vai depender do tipo de produto, dos estoques das empresas, do comportamento do mercado e da demanda”, explica. “Mas é de se esperar que [as reduções] aconteçam”, completa.

 

O levantamento, de acordo com o Ipardes, será feito por amostragem e terá 95% de confiabilidade. A variação será medida e divulgada em sete grandes grupos: alimentos e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transporte e comunicação, saúde e cuidados pessoais e despesas pessoais.

 

Schlesinger explica que grande parte dos produtos abrangidos pela medida já são pesquisados regularmente. Das 60 mil cotações feitas para medir o índice de inflação, cerca de metade são produtos contidos na nova Lei do ICMS.

 

As mudanças no ICMS envolvem uma redução de 18% para 12% na alíquota do imposto, sobre uma série de bens de consumo, como alimentos, medicamentos, produtos de higiene, vestuário e eletrodomésticos, e aumento nas alíquotas de produtos como a gasolina e o álcool anidro – de 26% para 28% -, e energia elétrica, telefone, bebidas e cigarros – de 27% para 29%.

 

Fonte: Paraná Online


Compartilhe com o universo

Compartilhar Ipardes acompanha queda nos preços no Facebook Compartilhar Ipardes acompanha queda nos preços no Twitter Compartilhar Ipardes acompanha queda nos preços no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *