Juro baixo é desafio para empresas de capitalização

Fonte: Folha de Londrina

Com a queda dos juros, as empresas de capitalização terão que se esforçar para aumentar a base de clientes, para ganhar na quantidade de produtos vendidos o que pode perder com a redução dos juros, de acordo com a análise de o diretor comercial da empresa de capitalização do Banco do Brasil, a Brasilcap, Natanael de Castro (Comercial). Para ele, as empresas terão que se movimentar para buscar alternativas de distribuição, pesquisas para saber o que os clientes querem e lançar novos programas, por exemplo.

Com 1,850 milhão de clientes e liderança no mercado de capitalização em faturamento, reservas e premiação, a Brasilcap já tem atuado nesse sentido ””faz tempo””, segundo Castro. A empresa está lançando dois títulos de capitalização para clientes de alta renda em que parte das vendas é revertida, pela primeira vez, para o apoio a projetos de preservação de recursos hídricos.

Um dos produtos é uma segunda versão de um lançamento inovador do final de 2008, no auge da crise, um título de capitalização com um componente de renda variável. ””Não conheço outro produto assim nem no Brasil nem no mundo””, disse Castro. Para o diretor administrativo e financeiro da Brasilcap, José Fernando Romano Furné, a queda dos juros coloca um desafio e uma oportunidade para o setor de capitalização. Por um lado, as empresas de capitalização terão uma dificuldade em suas aplicações financeiras, mas, por outro lado, têm a expectativa de que as vendas sejam mais fáceis diante de opções de investimento com pouca rentabilidade.

Castro concorda. ””Com a rentabilidade baixa, o que as pessoas vão fazer? Algumas pessoas vão optar por consumir mais e a capitalização, por não ser um investimento, vai se dar bem””, diz o diretor comercial. De acordo com ele, a capitalização é uma forma de os clientes guardarem dinheiro enquanto concorrem a prêmios e não é um investimento porque seu objetivo não é dar rentabilidade.

Adriana Chiarini para Agência Estado.