Notícias

|

Juro do cheque especial cai pelo sexto mês, para 8,87%, mostra Procon




Fonte: G1.

 

Os juros médios cobrados pelos bancos no cheque especial e no empréstimo pessoal caíram em junho, segundo pesquisa da Fundação Procon de São Paulo. Foi o sexto mês consecutivo de queda nas taxas.

 

Foram pesquisadas dez instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

 

No cheque especial, a taxa média cobrada pelos bancos passou de 8,89% em maio para 8,87% em junho. A queda de 0,02 ponto percentual, no entanto, foi menor que a dos meses anteriores. De abril para maio, por exemplo, a queda havia sido de 0,14 ponto.

 

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados ficou em 5,52%, inferior aos 5,57% cobrados no mês anterior.

 

Dos dez bancos pesquisados, quatro reduziram suas taxas no empréstimo pessoal, e três no cheque especial. Na passagem de abril para maio, praticamente todos os bancos haviam promovido reduções em suas taxas.

 

No cheque especial, a maior redução na taxa foi feita pelo Banco do Brasil, de 0,08 ponto percentual, para 7,77%. O Unibanco também reduziu a taxa em 0,08 ponto percentual, de 8,79% para 8,71%. Já a maior redução nos juros do empréstimo pessoal foi feita pelo Safra, de 0,40 ponto percentual, para 5,50%.

 

Em nota, o Procon ressalta que a pesquisa foi feita antes do corte da taxa básica de juros pelo Banco Central, na última quarta-feira (10), quando a Selic foi reduzida para 9,25%. “Em vários trechos da ata da última reunião, o Banco Central identifica sinais de recuperação da economia, porém sujeita a incertezas. Esse panorama poderia indicar que a economia seguirá abaixo do potencial durante bom período de tempo, o que justificaria uma continuidade das reduções dos juros básicos ao longo deste ano”, diz a nota.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Juro do cheque especial cai pelo sexto mês, para 8,87%, mostra Procon no Facebook Compartilhar Juro do cheque especial cai pelo sexto mês, para 8,87%, mostra Procon no Twitter Compartilhar Juro do cheque especial cai pelo sexto mês, para 8,87%, mostra Procon no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *