08/06/2015 00:00:00 Lojas abrem até 21 horas na quarta e na quinta-feira

Fonte: Folha de Londrina

O prefeito Alexandre Kireeff e representantes do Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina (Sindecolon) discutiram ontem, na Prefeitura, a possibilidade de abertura de lojas na próxima sexta-feira, quando será feriado do Padroeiro de Londrina e Dia dos Namorados. Não houve acordo e a proposta da entidade é que o comércio abra até 21 horas na quarta e quinta-feira anteriores ao dia 12 de junho. 

O encontro foi uma tentativa de mediar a relação da entidade de trabalhadores com o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), que propôs expediente normal no Dia dos Namorados, tradicional data comercial, em troca de folga na segunda-feira seguinte. Dirigentes do Sindecolon, porém, dizem que o pedido prejudicaria o planejamento dos trabalhadores. "Na segunda, vamos conversar sobre isso, mas não dá para mudar em cima da hora", diz o vice-presidente do Sindecolon, Teodoro da Silva. 

Kireeff afirma que não buscou resolver a questão, que cabe apenas aos dois sindicatos. "Acertamos de conversar em conjunto para definir com antecedência como serão os feriados em 2016, para que trabalhadores, empregadores e consumidores possam ter uma previsão sobre as datas", conta o prefeito. 

O presidente do Sincoval, Roberto Martins, afirma que o acordo entre os dois sindicatos já prevê a abertura das lojas até 21 horas nos dois dias anteriores ao Dia dos Namorados. Ele diz que será preciso apenas fazer uma revisão no texto do acordo para sacramentar o horário de expediente.