Notícias

|

Londrina avança no ranking das maiores economias brasileiras

Fonte: Folha de Londrina

A participação dos municípios paranaenses no PIB nacional cresceu em 2015, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Estado tem oito cidades entre as 100 maiores economias municipais. Londrina subiu um degrau no ranking e está na 47º posição. É a única cidade fora da RMC (Região Metropolitana de Curitiba) entre os 50 municípios com maior participação no PIB nacional.

A Capital (5ª) manteve a colocação de 2014, Maringá (55ª) avançou três posições. Completam a lista São José dos Pinhais (34ª), Araucária (60ª), Foz do Iguaçu (71ª), Ponta Grossa (74ª) e Cascavel (85ª). 

O resultado comprova o crescimento que o Paraná vem tendo na participação da economia do País. De janeiro a setembro deste ano, a economia do Estado cresceu 2,1% comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto o Brasil teve um crescimento de 0,6%. "No contexto de recessão, a economia paranaense se mostrou mais resiliente e com recuperação rápida", afirmou Júlio Suzuki, presidente do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). 

Em 2010, o Estado tinha apenas sete municípios entre as 100 maiores economias. O acréscimo de uma cidade e a evolução no ranking, de acordo com Suzuki, mostram a redução da desigualdade no Estado, principalmente por a maioria dos municípios estarem longe da Capital. "Há duas décadas víamos os investimentos concentrados na Região Metropolitana de Curitiba. Agora, o processo se inverteu e o interior ganha espaço", disse. 

De 2014 para 2015, a indústria foi o setor com o pior desempenho na indústria londrinense. Seu valor adicionado saiu de 20,15% para 18,4% em 2015. Os serviços subiram de 64,74% para 66,38% confirmando a vocação da cidade. Agropecuária (1,58%) e administração pública (13,53%) mantiveram a estabilidade. 

Apesar de Londrina não contar com uma indústria pesada, o setor colaborou para o bom desempenho dos serviços. "A nossa indústria trabalha para a região e o Paraná, e se ela tem um resultado bom ou no mínimo razoável consegue manter o consumo local, que é a nossa identidade econômica", comentou Márcio Massaro, coordenador do curso de Administração da Faccar (Faculdade Paranaense). 

A FOLHA trouxe uma reportagem na edição do fim de semana passado mostrando que Londrina busca o equilíbrio entre os setores. O presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Ary Sudan, comentou que a cidade "precisa de uma indústria que participe de 20% a 30% do PIB municipal. Com essa participação não viramos uma cidade industrial, até porque não é isso que queremos. O que queremos é uma cidade com participação significativa da indústria, comércio e serviço." 

BRASIL 
Sete municípios (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Manaus) concentravam cerca de 25,0% do PIB do País, em 2015. Juntos, eles abrigavam 14,3% da população. Os cinco primeiros mantêm a mesma posição no ranking desde 2010. 

De 2002 a 2015, em 20 dos 26 estados brasileiros o PIB das capitais perdeu participação no PIB nacional. Em 2002, 36,1% do PIB brasileiro era proveniente das capitais dos estados, valor que em 2015 passou para 33,1%, representando uma perda de 2,9 pontos percentuais. 

Os municípios fora das capitais eram responsáveis por 63,9% do PIB e passaram a contribuir com 66,9%, um avanço de 2,9 pontos percentuais no mesmo período. De 2002 até 2014, a queda de participação das capitais é um pouco maior: 3,2 pontos.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Londrina avança no ranking das maiores economias brasileiras no Facebook Compartilhar Londrina avança no ranking das maiores economias brasileiras no Twitter Compartilhar Londrina avança no ranking das maiores economias brasileiras no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *