28/04/2017 09:13:12 Londrina ganha Ponto de Atendimento ao Empreendedor

Fonte: Assessoria Sebrae/PR

No próximo dia 3 de maio, às 16h30, será lançado no Centro Universitário Filadélfia (UniFil), mais um Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA), do Sebrae/PR. O espaço ajuda a fomentar o empreendedorismo e facilita o atendimento a empresário de micro e pequenas empresas no município. Os interessados encontrarão no local, consultorias, palestras, treinamentos e oficinas, além de orientações úteis e práticas para aqueles que pretendem abrir, formalizar ou melhorar a gestão de seus empreendimentos.

A inauguração do PA é fruto de uma parceria do Sebrae/PR, UniFil e Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Heverson Feliciano, gerente da regional norte do Sebrae/PR, destaca que instalação do PA em Londrina segue um novo modelo, com a cooperação com uma instituição de Ensino Superior. “Trata-se um modelo inovador que poderá ser replicado em outras regiões”, observa Feliciano.

Conforme o gerente, a inauguração do PA é a extensão de uma parceria, entre o Sebrae/PR e UniFil, que teve início com a participação da instituição no Programa Educação Empreendedora, cuja proposta é o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção dos acadêmicos de forma sustentada no mercado de trabalho. “A UniFil segue com o propósito de formar um centro de empreendedorismo para ajudar quem já é dono ou para aqueles que querem abrir o próprio negócio. A criação de um PA dentro da instituição é uma forma de integrar o conhecimento que o centro universitário já possui, com a expertise do Sebrae/PR e da ACIL”, afirma.

O reitor da UniFil, Eleazar Ferreira, afirma que o Sebrae/PR, a ACIL e a instituição de ensino, lançam mais um trabalho conjunto para fomentar a geração de negócios, renda e emprego, contribuindo para o surgimento de novos empreendimentos e o fortalecimento econômico de Londrina. “Vamos colocar à disposição dos atuais e futuros empresários o conhecimento acadêmico e a vivência prática de nossos professores de graduação e pós-graduação. É uma maneira de aproximar e integrar a universidade à realidade do mercado, de colaborar na inovação e na busca de soluções para as dificuldades e desafios enfrentados no cotidiano das atividades empresariais”, diz.

Claudio Tedeschi, presidente da ACIL, ressalta que, hoje, quase todos os países, nas universidades, têm incentivado muito o desenvolvimento de startups e de outros tipos de atividades relacionadas à inovação e ao empreendedorismo. “Estamos na era do conhecimento, onde é extremamente necessário que as universidades incentivem seus alunos a saírem de lá com ideias bem formatadas sobre seu lado profissional. Com esse suporte, esperamos que essa transformação seja absorvida pelo mercado e pela economia brasileira”, avalia.

Para Heverson Feliciano, com o Ponto de Atendimento Empreendedor, a Unifil vai ampliar a área de atuação, junto com o Sebrae/PR e com a ACIL. “Ficamos muito satisfeitos por sermos a primeira instituição de ensino superior do Norte do Paraná a estabelecer essa parceria. É uma sinergia que certamente vai proporcionar bons resultados à economia regional”, declara.