Notícias

|

Londrina quer ser referência em gestão compartilhada

Fonte: Folha de Londrina

Uma nova forma de gerenciamento da cidade com participação da comunidade e transparência na gestão pública, construindo um município com melhores serviços públicos, valorização dos ativos existentes, estímulo ao desenvolvimento econômico, aumento da qualidade de vida e ganhos de imagens e projeção da cidade. É o que propõe o Programa Londrina Mais, apresentado nesta quarta-feira, pelo prefeito Marcelo Belinati. 

O objetivo central é transformar Londrina em um município de referência em gestão compartilhada, preocupado com o desenvolvimento sustentável; com gestores públicos mais ativos e transparentes; com políticas públicas transformadoras; com o aumento na arrecadação e na geração de trabalho, emprego e renda locais; entre outros. 

A iniciativa prevê o estabelecimento de políticas públicas e a atuação em todos os eixos de desenvolvimento, seja no segmento cultural, econômico, ambiental, social, territorial e na política. Para se obter informações consistentes e atualizadas sobre cada um desses setores, a prefeitura quer a participação da sociedade civil organizada, instituições de ensino, empresariado, ONGs e entidades. Eles devem participar dos Grupos de Trabalho (GTs). Atualmente, são cerca de dez GTs trabalhando no levantamento de indicadores e dados articulados. 

A orientação dos trabalhos cabe ao assessor de projetos estratégicos e coordenador do Programa Londrina Mais, Luiz Figueira de Mello. "Londrina deve ser protagonista na articulação regional, envolvendo o poder público, a sociedade civil organizada, as instituições de pesquisa e ensino e o cidadão comum na construção de um plano estratégico de desenvolvimento sustentável", explicou Figueira. 

Para a criação do Londrina Mais, os fomentadores da ideia se basearam em pesquisas acadêmicas, experiências de outros municípios e programas nacionais e internacionais, como o Cidades Educadoras, Cidades Sustentáveis, Cidades Empreendedoras e o Cidade Mais. O programa Cidades Educadoras, por exemplo, visa promover a formação integral dos cidadãos como agentes de mudança do local onde estão inseridos, para que todos tenham acesso aos bens culturais e sociais. No mundo, há 482 cidades que participam desse programa. No Brasil, 16 municípios são participantes. No Paraná, Londrina será a primeira cidade a aderir a iniciativa.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Londrina quer ser referência em gestão compartilhada no Facebook Compartilhar Londrina quer ser referência em gestão compartilhada no Twitter Compartilhar Londrina quer ser referência em gestão compartilhada no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *