Londrina terá voo direto para o Rio de Janeiro

Fonte: Jornal de Londrina

Os londrinenses ganham a partir do dia 29 deste mês novas opções de voo. A Trip Linhas Aéreas irá oferecer mais sete rotas, incluindo um voo sem conexão de Londrina ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro – e também do Rio para Londrina.

Em todo o País, a companhia está ampliando sua malha viária para 25 novas cidades. Conforme o presidente da empresa, José Mario Caprioli, Londrina é segunda regional com o maior crescimento. “Neste processo, temos duas praças substancialmente com voos adicionais. O primeiro é o Aeroporto Santos Dumont e o segundo é aqui”, disse ontem, em coletiva de imprensa.

Em Londrina, a Trip atua desde 2001 e hoje tem cerca de 5 mil passageiros por mês, que representam uma média de ocupação dos assentos de 65%. Esse fluxo dá à Trip 11% do mercado local, conforme informação da empresa. No aeroporto da cidade, nos quatro primeiros meses do ano, a média de circulação por dia foi de 60 aeronaves e 1.383 passageiros – incluindo vôos particulares e outras empresas que operam em Londrina, como Gol e TAM.

Com as novas rotas, a capacidade da Trip cresce para 10 mil passageiros por mês. Além do voo direto para o Rio, também haverá outros para Foz do Iguaçu, Curitiba e Cuiabá (esses dois últimos com novos horários). Outros destinos, com escala, serão Juiz de Fora (MG), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

Para o Rio, a passagem promocional será de R$ 199 (para compra antecipada) e o voo terá duração de duas horas. “Essa é uma importante alternativa que trazemos para a cidade. O foco será no tráfego de negócios, possibilitando empresários viajarem de manhã e voltarem no final da tarde. Mas 25% do fluxo de passageiros devem ser de viagens a lazer”, estimou Caprioli.

Além das novas rotas, a companhia área traz para a cidade novas aeronaves. O voo para Curitiba agora será feito com um avião Embraer 175, com capacidade para 86 passageiros. A aeronave começou a circular na última segunda-feira. “Investimos neste ano R$ 400 milhões em aquisição de equipamentos”, afirmou Caprioli.

Sobre o problema de fechamento do aeroporto da Londrina em dias nublados, por falta do equipamento ILS, o presidente da Trip afirmou que isso não é grave. “O perfil de fechamento do aeroporto daqui não é diferente de nenhum outro em que operamos. Há aeroportos que têm ILS, mas fecham por problemas de congestionamento de tráfego.” Ele enfatizou ainda que conversou ontem com prefeito Barbosa Neto (PDT) e com o superintendente da Infraero em Londrina, Marcus Vinícius Pio. “Pela conversa, [a implantação do ILS] me pareceu algo muito iminente.”

Stella Meneghel para Jornal de Londrina.