18/11/2019 17:09:44 Londrinatal terá cidade iluminada, Casa do Papai Noel, projeção mapeada e atrações culturais

Fonte: Assessoria ACIL

O lançamento do Londrinatal aconteceu na manhã desta segunda-feira (18) e reuniu autoridades, entidades e imprensa, em uma parceria entre ACIL, Codel e Prefeitura de Londrina.

A partir do dia 22 de novembro a cidade acenderá suas luzes de Natal. Uma solenidade está agendada para às 19 horas, no Lago Igapó II. Entre os locais a serem iluminados estão a Casa do Papai Noel, Lago Igapó, Centro Cívico em frente à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, Museu Histórico Padre Weiss, Praça Rocha Pombo, Barragem do Lago Igapó, Catedral Metropolitana de Londrina, Avenida Paraná, Rua Sergipe, Avenida Saul Elkind, além de outros pontos. A decoração inclui 15 estruturas metálicas no formato de árvores de Natal iluminadas com LED, com 15 metros de altura. Outra árvore de 25 metros de altura ficará no Lago Igapó II, onde também haverá um letreiro escrito “Eu Amo o Natal de Londrina”. Para a iluminação de Natal foram contratadas três empresas, por meio de licitação realizada pela Prefeitura, totalizando o investimento de R$ 1,6 milhão.

Para o dia 29 de novembro, quando o comércio de rua ficará aberto até as 21 horas devido às vendas da Black Friday, a ACIL prepara uma especial carreata com o Papai Noel e seus duendes, partindo do Autódromo Ayrton Senna às 18 horas com destino ao Calçadão de Londrina. O bom velhinho deve chegar à Praça da Bandeira às 19 horas, permanecendo instalado em uma charmosa casinha até o dia 24 de dezembro.

A ACIL também já trabalha na criação de imagens e histórias natalinas que serão apresentadas através de projeções mapeadas no Edifício Sahão, em frente à Praça da Bandeira, em diferentes dias e horários.

"Londrina merece receber um Natal completo, com luzes, decoração, atrações culturais e a tão esperada e tradicional Casa do Papai Noel. Esse conjunto de ações faz muita diferença para a cidade e fortalece o comércio, que recebe consumidores de toda a região. Precisamos todos os anos oferecer inspiração para levar as pessoas às ruas de Londrina", ressalta o presidente da ACIL, Fernando Moraes.

O Londrinatal contará ainda, através de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com cerca de 120 eventos entre oficinas, shows, feiras, exposições e apresentações culturais em diversos pontos da cidade.

Horário especial do comércio

O comércio de rua deverá iniciar no dia 05 de dezembro seu atendimento em horário especial das 9 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. A convenção coletiva entre o Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) e o Sindecolon (Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina) deve ser assinada nos próximos dias.

Nos sábados 07, 14 e 21 de dezembro, as lojas funcionam das 9 às 18 horas. No dia 10 de dezembro (uma terça-feira), aniversário de Londrina, o comércio de rua atende das 9 às 18 horas. A compensação da data será feita em 02 de janeiro.

No domingo, 22 de dezembro, os estabelecimentos irão funcionar das 9 às 17 horas. O expediente será compensado na terça-feira de Carnaval, 25 de fevereiro. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento será das 9 às 17 horas. No Natal as lojas de rua estarão fechadas e retomam o funcionamento normal em 26 de dezembro, das 8 às 18 horas.