Notícias

|

Maioria das compras são realizadas a prazo




Fonte: Folha de Londrina Online

 

Curitiba – As compras de eletrodomésticos subiram, mas a maioria das compras está sendo realizada a prazo, de acordo com as principais redes de lojas e supermercados.

No entanto, isso não significaria que as compras sejam por impulso, como em tantos setores em que a ””sedução”” do cartão de crédito fala mais alto do que a necessidade do produto. A gerente de eletrodomésticos das redes Big e Mercadorama, Eliane Sachet, conta que a compra deste tipo de produto é uma compra programada. ””É uma compra pensada, para a família””, diz.

O gerente regional do Rio Grande do Sul de Lojas Colombo, Alexandre Salazar, diz que na rede a principal forma de pagamento também é o parcelamento. Ele afirma que, com o desconto, o cliente consegue levar mais de um item com parcelas adequadas a sua faixa de renda.

Contrariando a opção da maioria, o consultor comercial Wagner Rafael Rocha que pretende casar dentro de um ano não pretende comprar produtos a prazo. Ele já está pesquisando preços de geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Segundo ele, o principal incentivo para começar a pesquisa cedo foi o desconto do IPI, principalmente na compra da geladeira, que é o eletrodoméstico mais caro.

Rocha diz que começou a pesquisa há três meses e diz que percebeu um desconto de aproximadamente R$ 100 nos equipamentos. Com a diferença, pretende optar por um modelo mais sofisticado. ””Eu queria uma geladeria prata por ela ser mais sofisticada, estou tentando economizar em outras coisas para realizar a compra””.

Sobre o modo como irá pagar a compra, o consultor não tem dúvidas: à vista. Ele diz que para eletrodomésticos foge do pagamento parcelado para evitar os juros. ””Eletrodoméstico tem que ser à vista, a prazo o preço sobe demais. É uma loucura””, resume.

Gilson dos Santos, que procura um fogão para a mãe, também diz que irá optar pelo pagamento à vista. Segundo ele, o pagamento a prazo não compensa pelo valor dos juros altos.

Pesquisando há uma semana, Santos reclama da baixa concorrência entre as empresas. ””Está todo mundo com o mesmo preço””, diz. Para ele, que conta que teria que trocar o fogão da mesma forma, o desconto referente ao IPI não foi decisivo para a compra, mas a queda no preço irá ajudar na escolha do modelo. ””O desconto não é tão grande, mas que ajuda, ajuda””, comentou. (K.L.M)

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Maioria das compras são realizadas a prazo no Facebook Compartilhar Maioria das compras são realizadas a prazo no Twitter Compartilhar Maioria das compras são realizadas a prazo no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *