Notícias

|

Mantega alerta que crise financeira ainda não acabou

Fonte: G1




O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quinta-feira (28), que já podem ser observados "sinais de melhoria" nas últimas semanas, mas alertou que a crise financeira internacional ainda não acabou.

 

"É uma crise de grandes proporções, mundial. Talvez, apenas, tenha passado o pior momento dela e já estejamos retornando para níveis de normalidade maior em relação aos últimos meses", disse durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

 

Na visão de Mantega, um dos fatores que está contribuindo para melhorar a crise é a consolidação do governo de Barack Obama nos Estados Unidos, além do aumento da confiança dos mercados nas ações já adotadas pelos governos.

 

"Mas isso não significa que os problemas centrais da crise financeira tenham sido resolvidos. Por exemplo, os ativos tóxicos ainda não foram digeridos. Os bancos ainda não estão liberando volume de crédito suficiente para mover as economias e o crédito continua caro", afirmou.

 

Recessão nas economias avançadas

 

O ministro da Fazenda disse ainda que "nada impedirá" que o ano de 2009 seja de recessão para as principais economias do mundo. "Haverá recessão forte em vários países, principalmente nos avançados. Será mais forte nos primeiros trimestres, e no fim de 2009, já notaremos uma mudança e algumas economias já estarão com o PIB positivo. O PIB médio das economias avançadas será de menos 4% em 2009", disse ele, acrescentando que o PIB dos países desenvolvidos deverá ser "fraco" por dois ou três anos.

 

Situação do Brasil

 

Sobre a situação do Brasil, Mantega disse que já podem ser vistos sinais de recuperação desde o final do mês de março. "A crise começou mais tarde no Brasil do que em outros países pela sua situação econômica melhor e deve ser mais curta, terminar mais rapidamente. Essa pequena melhora que observamos nos mercados financeiros nas últimas semanas já se refletiu no Brasil com uma retomada do fluxo de capitais. O aumento da disponbilidade financeira se traduziu em aumento do investimento estrangeiro diretos e na entrada de capitais em busca da bolsa de valores e em outras aplicações na economia brasileira", disse.

 

 

Alexandro Martello para o G1.

 

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Mantega alerta que crise financeira ainda não acabou no Facebook Compartilhar Mantega alerta que crise financeira ainda não acabou no Twitter Compartilhar Mantega alerta que crise financeira ainda não acabou no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *