Notícias

|

Mantega diz que Brasil passou por teste na crise, mas ano será “muito fraco”




Fonte: Folha Online

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que a crise financeira global foi um "verdadeiro teste de estresse" para as economias nacionais, em alusão aos testes por qual passaram os bancos dos EStados Unidos, centro da crise. Segundo ele, o Brasil foi aprovado graças à solidez do sistema financeiro e contas públicas.

 

"A crise fez um teste de estresse nos países. O Brasil mostrou que estava forte", disse Mantega durante premiação de empresas realizada em São Paulo. Mantega disse ainda que, apesar de o pior da crise já ter passado, ela ainda não acabou.

 

"A crise não terminou. Apenas entrou em uma fase mais benigna", disse o ministro. Segundo ele, essa etapa ocorre, principalmente, por conta das diversas medidas anticíclicas tomadas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, que reduziu impostos, por exemplo.

 

Para ele, o quadro recessivo continuará nos países desenvolvidos, enquanto que nos emergentes, em especial nos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China), já haverá alguma recuperação. "Não nos iludamos. A crise não acabou. Para países desenvolvidos, será um ano de recessão."

 

Sobre o Brasil, Mantega disse que 2009 será um ano "muito fraco, positivo, mas aquém de outros anos". O ministro afirmou que as medidas a serem tomadas a partir de agora devem ser focadas para que o país busque o crescimento de 4% em 2010 "e voltar para o patamar dos 5% em 2011".

 

Quanto às nações desenvolvidas, ele ainda disse que o PIB deve "patinar por dois ou três anos".

 

Mantega disse ainda que as políticas anticíclicas adotadas pelo Brasil já dão resultado. Ele deu como exemplo o setor automotivo, cuja produção, no acumulado de janeiro a maio, já conseguiu ficar superior ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, nas principais economias do mundo, isso só ocorreu na Alemanha, onde "o governo está despejando dinheiro, e na China.

 

O ministro comentou ainda o anúncio do governo dos Estados Unidos de medidas mais restritivas para controlar o mercado financeiro. Para ele, medidas de regulação são positivas. "É importante mudar as regras nos EUA e Europa para evitar abusos", disse, lembrando que uma nova regulação reconstruiria a confiança no mercado financeiro, o que ele afirmou considerar essencial.

 

Ygor Salles para Folha Online.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Mantega diz que Brasil passou por teste na crise, mas ano será “muito fraco” no Facebook Compartilhar Mantega diz que Brasil passou por teste na crise, mas ano será “muito fraco” no Twitter Compartilhar Mantega diz que Brasil passou por teste na crise, mas ano será “muito fraco” no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *