Notícias

|

Massa salarial na indústria apresenta queda

A massa salarial na indústria cresceu 0,3% no mês de março, em relação a fevereiro deste ano. Mas recuou 1,8% na comparação com março de 2008, de acordo com os Indicadores Industriais divulgados nesta quinta-feira (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Foi a primeira queda da massa salarial na indústria desde janeiro de 2007, quando a CNI iniciou a comparação anual, conforme afirmou o economista-chefe da CNI, Flávio Castelo Branco. Segundo ele, o emprego industrial caiu 0,7% em março, ante fevereiro, na quinta queda consecutiva, “o que mostra perda de fôlego da atividade industrial”.

 

Na comparação trimestral, o nível de empregos recuou 2,6% de janeiro a março, em relação ao quarto trimestre de 2008, e foi de menos 1,4% ante o primeiro trimestre do ano passado. A incidência foi maior agora porque “a atividade recuou fortemente de novembro de 2008 a janeiro deste ano”, segundo Castelo Branco.

 

A pesquisa mensal da CNI mostra também que o número de horas trabalhadas foi 0,2% menor em março, em relação a fevereiro, e sobe para 6,6% na comparação com março do ano passado. No trimestre, a queda de horas trabalhadas chegou a 5,6%, comparado ao período de outubro a dezembro de 2008.

 

Essa retração foi registrada em 15 dos 19 setores da indústria, com destaque para produtos de madeira (-28%), máquinas e equipamentos (-18,5%), veículos automotores (-15,7%), couros e calçados (-11,2%) e metalurgia básica (-11,1%). Com isso a queda do emprego se disseminou em 13 setores da indústria de transformação, com redução de 2,5% das vagas de trabalho, comparado a março de 2008.

 

O economista da CNI ressaltou que “existem sinais de recuperação na atividade industrial”, uma vez que o faturamento da indústria cresceu 2,9% em março, ante fevereiro, no segundo aumento mensal consecutivo, e porque a utilização da capacidade instalada (UCI) do parque fabril nacional subiu de 78,2% para 78,7% na relação março-fevereiro.

 

Ele afirmou, porém, que “a reação ainda não é suficiente para mostrar tendência de recuperação. O que se pode dizer é que a economia deixou de piorar, mas os dados em geral ainda não estão sincronizados”. Haja visto que o crescimento do faturamento e da UCI não é acompanhado pelas variáveis de horas trabalhadas e emprego, acrescentou.

 

Fonte: Bonde


Compartilhe com o universo

Compartilhar Massa salarial na indústria apresenta queda no Facebook Compartilhar Massa salarial na indústria apresenta queda no Twitter Compartilhar Massa salarial na indústria apresenta queda no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *