MasterPlan Londrina 2040 realiza oficina de trabalho com o COMPAZ

Fonte: N.Com

O Conselho Municipal de Cultura da Paz (COMPAZ) realiza oficina de trabalho sobre o MasterPlan, planejamento que está em construção em Londrina e tem por objetivo pensar e construir o futuro de Londrina para os próximos 20 anos, com foco em uma cidade mais desenvolvida e sustentável. A oficina acontece no dia 21 de abril, às 9h, em uma reunião virtual com a empresa Macroplan,  vencedora da licitação para elaborar o MasterPlan Londrina.

O link para acesso da reunião será postado no dia da reunião, no site do COMPAZ, www.londrinapazeando.org.br. O encontro será realizado pela plataforma Google Meet. Além de uma breve contextualização sobre o projeto, a pauta principal da oficina tratará de dois assuntos: Visão de Futuro, para identificar, na opinião dos membros da governança do COMPAZ e outros convidados, quais são os três atributos ou ideias que devem constar de uma visão de futuro para Londrina em 2040; e identificação das propostas estruturantes que levam à realização da visão de futuro desejada.

Como preparação para a oficina, o COMPAZ solicita que cada participante dê sua contribuição individual e leve para a reunião suas ideias sobre a visão de futuro e propostas estruturantes, até sexta-feira (16). Para isso, a Macroplan disponibiliza uma plataforma que funciona como colocar post it em um mural. “Isso é muito importante para termos uma oficina bem produtiva”, explicou o secretário do Compaz e gestor da OSC Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi.

Além disso, para saber quem irá participar da reunião, no dia 21 de abril, e quem acessou a plataforma Miro e fez sua contribuição com as idéias, solicita-se o preenchimento de um formulário, no Google Formes. O link foi disponibilizado no site do COMPAZ (clique aqui).

O Conselho também disponibilizou um material de consulta, preparatório para a reunião, em seu portal (Clique aqui para acessá-lo). No documento, estão inseridas perguntas para auxiliar na reflexão sobre a visão de futuro para Londrina, informações sobre projeto, o panorama atual da cidade, com os destaques positivos e dificuldades e problemas de Londrina, e outras informações. “No dia 21 de abril, com a equipe da MacroPlan e todos que contribuírem com ideias, ou seja, juntos,e virtualmente pelo Google Meet, serão consolidadas as ideias de todos nós”, explicou Galhardi.

Sobre o Masterplan – O objetivo do MasterPlan é traçar os rumos para o desenvolvimento de Londrina pelos próximos 20 anos, com foco em uma cidade mais desenvolvida e sustentável. Por meio do consenso e da colaboração dos mais diversos participantes do poder público e da sociedade, serão traçadas metas e diretrizes em torno de objetivos comuns de curto, médio e longo prazo. A intenção é que, com um Plano Estratégico, o município de Londrina consiga colocar em prática um modelo público-privado de gestão para o futuro, que reduza os riscos de descontinuidades administrativas e de improvisos e assim produza mais resultados positivos para toda sociedade londrinense.

O site do MasterPlan Londrina 2040, www.2040.londrina.pr.gov.br, traz um resumo de todo o planejamento, incluindo o andamento de todo o processo, os documentos que já foram concluídos e uma área exclusiva para a participação popular.