Notícias

|

Medida para controlar cartões sai até outubro




Fonte: Agência Estado

 

A equipe econômica pretende encaminhar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o início de outubro uma série de medidas para aumentar a regulamentação e controle sobre o setor de cartões no País, segmento que movimentou ao menos R$ 375 bilhões no ano passado e ainda vive sob o domínio de apenas duas empresas. Depois de extenso estudo sobre o setor, elaborado em conjunto pelo Banco Central (BC) e as secretarias de direito e acompanhamento econômico dos Ministérios da Justiça e da Fazenda, técnicos preparam agora as medidas que serão encaminhadas ao Palácio do Planalto. A ideia central é montar uma estrutura que permita redução das taxas cobradas pelas administradoras de cartões e do prazo de pagamento aos lojistas, além de uma diminuição das barreiras à entrada de novas empresas.

 

Ao mesmo tempo que o governo se debruça sobre o assunto, duas comissões especiais da Câmara dos Deputados preparam uma série de propostas para o setor. Um dos documentos, elaborado pelo deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP), será votado nesta semana pela comissão que trata da crise financeira mundial e possíveis medidas para minimizar os efeitos sobre o sistema financeiro e o mercado de capitais do País.

 

A questão central é a necessidade de promover concorrência no setor, que, efetivamente, não existe hoje, afirma Palocci em seu relatório. Na avaliação do ex-ministro da Fazenda, o ponto que merece atenção imediata é o que trata dos chamados credenciadores, responsáveis pela administração do contrato de uso do cartão. O credenciador deve vender contratos de diferentes bandeiras, assim você elimina o monopólio e o comerciante ganha, defende o deputado.

 

No relatório preliminar sobre medidas para compensar os efeitos da crise no comércio brasileiro, o deputado Neudo Campos (PP-PR) defende um trabalho objetivo para reduzir as taxas de juros praticadas atualmente pela indústria. As taxas são um absurdo, afirma. Para Palocci, a concorrência poderá solucionar parte desse problema. As taxas são altas, é verdade, mas são altas porque não tem concorrência, pondera. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

http://aeinvestimentos.limao.com.br

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Medida para controlar cartões sai até outubro no Facebook Compartilhar Medida para controlar cartões sai até outubro no Twitter Compartilhar Medida para controlar cartões sai até outubro no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *