19/02/2015 00:00:00 Prazo para Declaração Anual do Simples Nacional

Fonte: Jornal de Londrina

Para pagar seus boletos mensais sem juros e correções, os microempreendedores individuais (MEI) têm até amanhã para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). Em Londrina, a estimativa é de que haja 12 mil microempreendedores individuais e que 9 mil efetuem a entrega da declaração no prazo, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e de Serviços Contábeis de Londrina (Sescap-Lda), Jaime Cardozo.

Embora o prazo para a entrega da declaração anual seja o último dia útil de maio, neste ano, de acordo com Cardozo, o Comitê Gestor do Simples Nacional condicionou a geração dos boletos mensais à entrega da declaração. Assim, aqueles que deixarem para fazer a entrega só em maio, não vão conseguir gerar os boletos de janeiro, fevereiro, março e abril para efetuar os pagamentos em dia e terão de pagar juros de 1% ao mês mais correções de 0,33% ao dia, além da Selic do mês.

“Avalio isso de forma crítica. Fazer com que o microempreendedor individual antecipe uma obrigação acessória [informação adicional à Receita Federal], que vence só em maio, traz transtornos para ele”, diz Cardozo.

O presidente do Sescap explica que para elaborar a declaração deve-se acessar o link: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/declaracao-anual-dasn-simei-1. O Sescap orienta a procurar um escritório de contabilidade, caso o empreendedor tenha alguma dificuldade em elaborar a declaração. “Quando é a primeira vez, o escritório é obrigado a fazer gratuitamente”, diz Cardozo. Outra recomendação é imprimir o recibo da declaração e arquivá-lo.