Notícias

|

Ministro Marcos Pontes inaugura primeira fase da R. Sergipe Inteligente

Fonte: Assessoria ACIL

A cidade de Londrina vive um momento histórico, marcado pelo progresso e desenvolvimento alinhados a uma era cada vez mais digital. Em cerimônia no Museu de Arte na manhã desta segunda-feira (27), foi entregue a primeira etapa do Projeto Rua Inteligente da Sergipe, com o intuito de levar inovação e tecnologia de ponta para a via – uma das mais importantes do comércio londrinense -, viabilizando luminárias inteligentes com câmeras e wi-fi integrados, software de reconhecimento facial e semáforos com sistemas de inteligência artificial. O objetivo é impactar positivamente a mobilidade, conectividade e segurança de milhares de pessoas que circulam e trabalham por ali. A R. Sergipe é a primeira R. Inteligente do Brasil.  

O evento contou com a participação de diversas lideranças empresariais e políticas, entre elas, a presidente da ACIL, Marcia Manfrin; o diretor Comercial da ACIL, Angelo Pamplona – que é também coordenador do Grupo Gestor Nova Sergipe -; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim; o presidente da ABDI, Igor Calvet; a deputada federal Luísa Canziani; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Rodrigo Regis; entre outras. 

A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), contou com investimento de R$ 4,7 milhões e deverá servir de modelo para todo o país.   

O gerente de novos negócios da ABDI, Tiago Faierstein, explicou que a R. Sergipe conta agora com os melhores softwares do mundo. Entre as tecnologias implantadas, estão câmeras de reconhecimento de placas de veículos, câmeras de reconhecimento facial, softwares de inteligência e semáforos inteligentes – que regulam o tempo de fechamento dependendo do fluxo de veículos. “A rua é monitorada por câmeras em alta definição, integradas à iluminação pública inteligente, que funcionam em uma rede sem fio. Isso é muito bom para municípios que não têm infraestrutura de fibra óptica pronta. É a R. Sergipe servindo de exemplo para outros municípios brasileiros”, destacou.  

Angelo Pamplona, diretor Comercial da ACIL e coordenador do Grupo Gestor da R. Sergipe, afirma que a via reúne cerca de 213 lojas e mais de 400 CNPJs e é uma das mais importantes para a economia de Londrina. “Agradeço a todas as entidades parceiras que trabalharam incessantemente para que a nossa rua chegasse onde chegou. É uma honra viver esse momento e estar à frente do Grupo Gestor, que existe há 12 anos e é composto por vários empresários que trabalham de forma altruísta, voluntária, em benefício da nossa rua. São pessoas que deixam seu comércio para buscar o crescimento e o fortalecimento da via”, destaca.  

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, afirmou que, graças às universidades, por exemplo, Londrina é um local bastante propício para se plantar sementes de tecnologia. “O que plantamos hoje aqui deverá ser espalhado Brasil afora. Esse é um projeto que eu vejo desse jeito: fazer a conexão entre pessoas e tecnologias. A tecnologia não tira empregos, ela cria, muda a forma como as pessoas interagem. Um exemplo como esse pode trazer, sem dúvidas, uma série de ensinamentos que podemos levar para outros lugares.” 

O Ecossistema de Inovação de Londrina foi bastante citado e elogiado durante o encontro, inclusive pelo diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Rodrigo Regis. “Na primeira vez que eu estive aqui, antes de começarmos o projeto, uma coisa que sempre me deixou abismado positivamente com a cidade, é a forma como o Ecossistema de Inovação está organizado e como existem pessoas que defendem a cidade. O objetivo é que, com as experiências que estão sendo implantadas na R. Sergipe, com a assertividade que teremos, a gente consiga expandir isso para todo o ecossistema.” Ele aproveitou ainda para enfatizar que a tecnologia só agrega quando efetivamente melhora a qualidade de vida das pessoas. 

A deputada federal Luiza Canziani, responsável pelo apoio e articulação da iniciativa, afirma que esse é um projeto histórico porque mexe com a identidade do londrinense. “Falar da R. Sergipe é falar de Londrina e do processo de regaste que nós, cidadãos, estamos fazendo no centro da nossa cidade. Falar do nosso amor por Londrina, é falar do nosso amor pela R. Sergipe. É por isso que essa iniciativa é tão especial. Certamente, muitos dos que estão aqui possuem lembranças afetivas da rua. Esse projeto faz parte do movimento de consolidar a R. Sergipe como uma rua cada vez mais inteligente, mais inovadora e de mais oportunidades para todos. A inovação tem que causar mudança, melhoria e transformação”, destaca.  

O presidente da ABDI, Igor Calvet, declarou que a inovação e a tecnologia devem servir às pessoas e o projeto da R. Sergipe só funcionará se comerciantes e cidadãos de Londrina puderem aproveitá-lo ao máximo. “Projetos como esse servem para integrar, trazer à prática, aquilo que, muitas vezes, nós apenas imaginamos que acontecerá em algum momento. São 400 empresas impactadas e o nosso desejo é que aumente as vendas e que empregue mais”, afirma.   

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, explicou que estamos chegando a um conceito de cidade inteligente e o projeto dá continuidade à revitalização da R. Sergipe. Segundo ele, a transformação deverá aumentar o movimento, as vendas, o emprego e a renda. “É a câmera de segurança, é o reconhecimento facial, o semáforo inteligente para não ter engarrafamento, o wi-fi aberto… Essas tecnologias podem ser utilizadas de muitas maneiras em benefício do comerciante. Eu não tenho dúvida de que isso vai agregar muito, vai gerar emprego, vai gerar renda de forma geométrica e beneficiar toda a cidade.” 

A segunda etapa do Projeto Rua Inteligente da Sergipe prevê a capacitação inicial de 40 empresários da para aproveitar a tecnologia instalada na rua.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Ministro Marcos Pontes inaugura primeira fase da R. Sergipe Inteligente no Facebook Compartilhar Ministro Marcos Pontes inaugura primeira fase da R. Sergipe Inteligente no Twitter Compartilhar Ministro Marcos Pontes inaugura primeira fase da R. Sergipe Inteligente no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *